Viamão (RS) — Com 140 jovens líderes supermercadistas de nove estados brasileiros, o III Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas (Enajos) começou nesta sexta-feira (15) no Rio Grande do Sul consolidando-se como a maior edição já realizada do evento. Representantes de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Distrito Federal e do estado anfitrião participam de uma imersão voltada à inovação, gestão de pessoas e sucessão familiar no setor de supermercados.
Organizado pela Agas Jovem, núcleo da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), o encontro mescla palestras, dinâmicas e visitas técnicas, com o objetivo de fortalecer as novas gerações que assumem papéis de liderança nas empresas do varejo alimentar.
“Estamos vivenciando a edição mais representativa do Enajos, com o maior número de participantes e estados presentes. Esse circuito aproxima associações de todo o Brasil, gera conexões, oportunidades de negócios e mostra a força da juventude supermercadista”, destaca Roberta Barreto, presidente da AGAS Jovem.
No sábado, temas como eficiência operacional nos supermercados, pleitos estratégicos do setor em Brasília e gestão de equipes pautaram as discussões. A influenciadora Karolina Chokyu (Karol Babadeira), terceira geração do Grupo Royal (RJ), debateu os desafios da sucessão familiar. “Sucessão não é mudar tudo, e sim aprimorar com equilíbrio entre inovação e tradição”, defendeu.
No domingo, a especialista Angelita Garcia reforçou a importância da inteligência emocional e escuta ativa dentro das lojas. “Saber ouvir a base operacional é a chave para entender o cliente real”, afirmou.
Nesta segunda-feira (18), o grupo embarca em visitas técnicas às bandeiras Cestto (Companhia Zaffari) e Stock Center (Comercial Zaffari), além de acompanhar palestra com Marcio Milan, executivo com mais de 40 anos no Grupo Pão de Açúcar.
A partir de terça-feira (19), os jovens supermercadistas integram a programação oficial da Expoagas 2025, maior feira do setor na América do Sul. O destaque será a palestra com João Branco, ex-vice-presidente de marketing do McDonald’s Brasil, considerado um dos 10 CMOs mais influentes do país, às 15h no painel especial da Agas Jovem.
Na sequência, os participantes terão a oportunidade de ouvir o ex-técnico da Seleção Brasileira Dunga, além dos líderes Antonio Longo (AGAS), João Galassi (Abras) e o professor Romeo Busarello, referência nacional em consumo, marketing e inovação.