A Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves celebrou, na manhã deste domingo (3), uma missa festiva em ação de graças pelos 35 anos de ordenação sacerdotal do padre Volmir Comparin, atual pároco do Santuário. A celebração, marcada pela emoção e pela presença da comunidade, integrou a programação do Mês Vocacional, quando a Igreja Católica recorda e valoriza as vocações aos ministérios ordenados — diáconos, padres e bispos.
Mesmo sob chuva, o Santuário Santo Antônio, no coração da cidade, ficou lotado de fiéis, familiares, amigos e representantes das comunidades paroquiais que vieram prestigiar a trajetória de vida e fé de um dos sacerdotes mais queridos da Diocese de Caxias do Sul.
A celebração eucarística foi presidida pelo padre Volmir e concelebrada por padres que marcaram sua caminhada: o vigário paroquial Vinicius Fedrizzi Caberlon, o vigário geral e coordenador de Pastoral da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira, e padre Ernesto Camerini, da Congregação dos Josefinos de Murialdo e primo do homenageado.
Durante a homilia, o padre Volmir emocionou os presentes ao relembrar sua trajetória vocacional e agradecer o carinho da comunidade. "Vamos seguir firmes. Não sei por quanto tempo Deus ainda me permitirá trabalhar, mas seguirei até a última gota de sangue. Muito obrigado por tudo e por todos", declarou.
Natural de Bento Gonçalves, padre Volmir Comparin nasceu em 20 de abril de 1965. Ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, cursou Filosofia e Teologia e foi ordenado sacerdote em 6 de maio de 1990, na Paróquia São Roque, pelas mãos de Dom Paulo Moretto.
Nesses 35 anos de sacerdócio, exerceu diversas funções na Diocese, com destaque para seu trabalho na formação de seminaristas, sua passagem como reitor do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e como pároco da Paróquia São Brás, no município de Paraí. Em 2022, foi nomeado pároco da Paróquia e do Santuário Santo Antônio, onde atua até hoje.
Ao final da missa, padre Leonardo Inácio Pereira falou em nome do bispo Dom José Gislon, destacando o testemunho de fé e dedicação do padre Volmir:
“Quero agradecer seu exemplo sacerdotal, seu zelo pela Palavra, pela Eucaristia e seu cuidado com o povo de Deus. Que Deus o conserve na missão. Avanti, sempre!”
Os pais do padre Volmir, Benjamin e Adelina, entregaram um presente especial em nome da família, enquanto os catequizandos prestaram homenagem com cartas e abraços, simbolizando o carinho da nova geração da Igreja.
Logo após a celebração, o Salão Paroquial recebeu centenas de pessoas para o almoço de confraternização, com a presença de amigos, familiares, representantes das comunidades, fiéis do Santuário de Caravaggio e da cidade de Paraí, além dos festeiros de Santo Antônio de 2022 a 2025. O pároco também foi presenteado pela Paróquia com uma estola personalizada, com a imagem de Santo Antônio estampada, símbolo da devoção e da missão que marca sua vida sacerdotal.