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Passe livre será oferecido nas unidades do Tudo Fácil a partir desta segunda

O benefício garante gratuidade no transporte intermunicipal para pessoas com deficiência e baixa renda.

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
28/07/2025 às 11h43 Atualizada em 28/07/2025 às 12h04
Passe livre será oferecido nas unidades do Tudo Fácil a partir desta segunda
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A partir desta segunda-feira (28/7) pessoas com deficiência (PcD) e baixa renda poderão solicitar e receber o passe livre intermunicipal diretamente nas unidades do Tudo Fácil . O novo serviço é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (Faders), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O benefício garante gratuidade no transporte intermunicipal para pessoas com deficiência e baixa renda que atendam aos critérios legais, promovendo inclusão e mobilidade social. A medida integra o projeto deampliação emodernização dascentrais deatendimento Tudo Fácil, no eixo de integração de serviços públicos previsto no Mapa Estratégico do governo do Estado . A inclusão desse serviço fortalece o compromisso dascentrais com a universalização de acesso, além de reforçar sua relevância social.

A oferta do serviço nas centrais Tudo Fácil descentraliza o atendimento, amplia o acesso e facilita o dia a dia dos cidadãos, concentrando serviços essenciais em um único local. O fluxo foi estruturado pelas equipes da SPGG e da Faders, com capacitação dos atendentes, materiais de apoio e integração ao sistema de gestão.

Sobre o Tudo Fácil

As unidades Tudo Fácil, vinculadas à SPGG, têm como objetivo reunir e disponibilizar, em um só lugar, diversos serviços públicos presenciais e digitais. A estrutura das centrais amplia o alcance do atendimento, facilita o acesso do cidadão e promove a descentralização dos serviços essenciais. O Tudo Fácil teve sua primeira unidade inaugurada em Porto Alegre em 1º julho de 1998. Além das três sedes, na capital, a Central de Serviços ao Cidadão conta com unidades nas cidades de Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria. Em breve, a rede contará com uma unidade em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

 

 

Texto: Marcelo Bergter/Ascom
Edição: Secom

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