A Polícia Rodoviária Federal realizou uma operação de combate à prostituição infanto-juvenil entre a noite desta sexta-feira, 28, e madrugada de sábado, 29, em estabelecimentos localizados às margens da BR-470. Denominada “Mapear II”, ação baseou-se em um levantamento da própria PRF realizado em 2015, que indicou 1.262 pontos vulneráveis a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais do país.
Na Serra, os trabalhos foram realizados em três casas noturnas de Bento Gonçalves. Além de verificarem a existência de menores em situação de vulnerabilidade, os policiais identificaram todas as pessoas que estavam nos estabelecimentos, com objetivo de verificar a situação penal e possíveis antecedentes criminais dos frequentadores. Nenhuma irregularidade foi constatada.
Durante a operação, também foram realizados diversos pontos de fiscalização. Em um deles, foi preso um indivíduo de 45 anos, conduzindo uma motocicleta Suzuki, natural de Bento Gonçalves, por embriaguez ao volante. A prisão ocorreu próximo ao acesso à Embrapa, por volta da 1h. O condutor apresentou 1,3mg de álcool por litro de sangue.
A Mapear II é uma operação nacional da PRF e ocorreu simultaneamente em todos os estados brasileiros. Somente no Rio Grande do Sul, mais de 20 locais foram alvos de fiscalização, abrangendo todas as regiões do estado.