A Polícia Civil encerrou o inquérito que investigava a morte de um detento que foi encontrado morto dentro de uma cela na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves (PENEBG), na noite do dia 3 de maio. A investigação concluiu que o apenado de 50 anos foi assassinado dentro do sistema prisional. O inquérito foi remetido à justiça com indiciamento por homicídio doloso (Quando há intenção de matar)
A vítima foi identificada como Paulo Roberto Duarte, de 50 anos. De acordo com o delegado Rodrigo Morale, titular da 2ª Delegacia de Polícia, responsável pela investigação do caso, a apuração apontou que Duarte foi morto por outro apenado, com quem dividia a cela. O crime ocorreu por volta das 23h30. Após um desentendimento entre os dois, o agressor teria usado uma corda amarrada à grade da janela para estrangular a vítima.
O autor do crime, um detento de 48 anos, cujo nome não foi divulgado, já foi indiciado por homicídio doloso. A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) não divulgou informações sobre medidas disciplinares adotadas ou eventuais transferências de presos após o crime. O corpo de Duarte foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para necropsia e sepultado em Nova Araçá, sua cidade natal.