Na noite da última sexta-feira, 30 de maio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi homenageada por sua atuação durante os resgates na ponte Ernesto Dornelles, na BR-470, após os desmoronamentos registrados em 3 de maio de 2024, na região da Serra das Antas, no Rio Grande do Sul.
A solenidade foi promovida pela Câmara de Vereadores de Veranópolis e ocorreu na Casa de Cultura do município. A iniciativa partiu do vereador Vanderlei Zanotto, autor da Moção de Reconhecimento concedida a policiais rodoviários federais, bombeiros e voluntários que atuaram diretamente no salvamento das vítimas da tragédia.
Entre os homenageados estão os PRFs Luiz Fernando Ramos de Souza, Gustavo Saraiva Resende, Jardel Luís Vettorato, André Benedetti, João Paulo Hartmam, Lucas José Martins, Fábio Júnior Capelesso, Gustavo Barth e Rodrigo DaRos. Também foram reconhecidos os agentes do Núcleo de Operações Especiais (NOE) da PRF: Dalvan Frontino, Patrícia Taís Brixius, Panayotis Anastasiadis, Fernando Inglez de Souza Machado, Jeferson Deves e Gabriel de Souza Rossato.
A 6ª Delegacia da PRF foi agraciada com a Medalha Heróis Gaúchos, honraria que reconhece o empenho coletivo da corporação na resposta à tragédia que mobilizou autoridades e voluntários de todo o Estado.
Além dos PRFs, a cerimônia prestou homenagem a bombeiros militares dos municípios de Veranópolis, Bento Gonçalves e Lagoa Vermelha, além de um agradecimento especial ao Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, que se deslocou até a região para auxiliar nas buscas e resgates de vítimas na ponte sobre o Rio das Antas.