Uma parceria da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) com a Sicredi Serrana e a Icatu Coopera permitiu que o distrito do Vale dos Vinhedos recebesse 100 novas placas de sinalização para identificar estabelecimentos e permitir uma experiência ainda mais incrível para o turista e moradores de Bento Gonçalves e região. A inicativa chega em boa hora, mas espera complementação com a recuperação do asfalto na localidade, principalmente do principal acesso ao Vale, a Estrada do Vinho (antiga ERS-444).
A sinalização contempla três mapas gigantes, que indicam todos os empreendimentos da rota e possuem um QR-Code que leva ao site do Vale dos Vinhedos. Essas comunicações estão instaladas em cada acesso ao Vale: o principal, pela ERS-444; o que é feito pela Rua Basílio Zorzi; e naquele que fica próximo da entrada para Monte Belo do Sul. Para facilitar ainda mais o passeio de quem visita a rota há, também, 15 placas de estrada, instaladas em bifurcações e vias secundárias, ajudando o turista a localizar as empresas e caminhos a seguir. Complementando o pacote, foram instaladas 82 placas indicativas de associados a Aprovale em frente aos estabelecimentos, permitindo ao visitante reconhecê-las e identificá-las como opções abertas à visitação. ""Na condição de principal destino enoturístico do Brasil, o Vale dos Vinhedos precisa investir de forma permanente em melhorias para garantir experiências de excelência aos visitantes. Somados ao trabalho diferenciado feito pelos próprios estabelecimentos do roteiro, esforços como esse ajudam de forma significativa a impulsionar o turismo na região, fomentando a geração de negócios e estimulando o empreendedorismo local", avalia Ronaldo Zorzi, presidente da Aprovale.
Os empreendedores do Vale dos Vinhedos ficaram satisfeitos com o investimento e esperam agora que o poder público faça a sua parte. A reclamação da qualidade dos acessos ao Vale dos Vinhedos é um desafio a ser enfrentado com urgência pela Prefeitura de Bento Gonçalves. Por enquanto, as melhorias foram publicadas no Diário Oficial, mas não saíram do papel.
Está prevista a construção de uma ciclovia ao longo do trecho e recuperação do asfalto como um todo. Recentemente, a prefeitura anunciou a contratação da empresa Concresul para realizar a recuperação de um quilômetro de asfalto, que compreende da curva próximo ao Centro de Eventos Marco Luigi até as proximidades da entrada do Hotel Villa Michellon.
Quem mora e empreende no Vale dos Vinhedos acha pouco, mas será, pelo menos, um começo. Apesar de já ter sido publicada no Diário Oficial do Município (DOM), a obra ainda não tem data para começar.
Mín. 10° Máx. 21°