Conforme a pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça-feira,18, Jair Bolsonaro (PSL) segue liderando a intenção de voto dos eleitores para presidente da República, oscilando positivamente dois pontos percentuais em relação ao último levantamento e ficando em 28%. Fernando Haddad (PT) cresceu 11 pontos percentuais e, agora, tem 19%. Este cenário mostra uma disputa direta e polarizada entre dois grupos considerados radicais: os de direita contra os de esquerda.
Ciro Gomes (PDT) se manteve com 11%, Marina Silva (Rede) foi de 9% para 6% e Geraldo Alckmin (PSDB) oscilou de 9% para 7%. O tucano e a candidata da Rede estão tecnicamente empatados. Alvaro Dias (Podemos), João Amoedo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) marcaram 2% na pesquisa. Cabo Daciolo (Patriota) manteve 1%. Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram. Brancos e nulos caíram de 19% para 14%. Não sabem ou não responderam ficou em 7%.
Apesar de serem os líderes nas pesquisas, Bolsonaro e Haddad têm mais coisas em comum. Os dois são os candidatos com maiores índices de rejeição.Além disso, em uma simulação de segundo turno, aparecem empatados com 40% das intenções de voto.
A pesquisa do Ibope foi encomendada pela TV Globo e o jornal Estado de São Paulo. Foram entrevistados 2.506 eleitores em 177 municípios entre os dias 16 e 18 de setembro. O Registro no TSE tem o código: BR-09678/2018.