Sábado, 25 de Junho de 2022
16°

Pancada de chuva

Bento Gonçalves - RS

Região Qualidade de vida

Garibaldi investe em sistema que auxilia no tratamento e melhora a qualidade da água

O projeto prevê a criação de banhados artificiais ecológicos para evitar a entrada de esgoto na bacia de captação

27/05/2022 às 16h20
Por: Renata Oliveira Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Garibaldi
Compartilhe:
Crédito: Bruno Milan/Prefeitura de Garibaldi
Crédito: Bruno Milan/Prefeitura de Garibaldi

Buscando tratar e diminuir a quantidade de matéria orgânica na bacia de captação de água de Garibaldi, o município está recebendo as primeiras instalações do sistema Wetland — banhado artificial — no entorno da barragem da cidade. As obras, em execução pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), são resultado de negociações entre a Prefeitura e a estatal. A iniciativa atende um antigo pleito de moradores do bairro Três Lagos, que sofrem com odores e proliferação de insetos na região.

O projeto prevê a criação de banhados artificiais ecológicos, com o objetivo de tratar e diminuir matéria orgânica em altas quantidades. “Os banhados artificiais, chamados de Wetlands, prevêem tanques de captação do material bruto e seu encaminhamento para um ambiente propício. Seria um primeiro tratamento da potabilidade da água para consumo humano, passando também pelo tratamento da Corsan”, esclareceu o secretário do Meio Ambiente, Anderson Dalla Rosa.

O andamento das obras depende das condições climáticas e a conclusão dos trabalhos deve ocorrer dentro deste ano. Ao todo, serão instalados três Wetlands para o tratamento de efluentes. O sistema inovador, pouco difundido no Brasil, está sendo implementado pela primeira vez em Garibaldi. A tecnologia auxilia no tratamento e melhora a qualidade da água oferecida à população, sendo utilizada em países da Europa, Estados Unidos e China.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Garibaldi - RS
Garibaldi - RS
Sobre o município A cidade de Garibaldi conta com mais de 35 mil habitantes atualmente. O município é conhecido como a capital nacional do champanha (espumante). Com 120 anos de história, Garibaldi guarda, em sua arquitetura antiga, nas igrejas que representam o centro dos povoados, nos capitéis de beira de estradas do interior, pedaços de história de sua origem e de seu povoamento. Privilegiada em belezas naturais, localiza-se na região denominada Encosta Superior do Nordeste, no Rio Grande do Sul.
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 21h57 - Fonte: ClimaTempo
16°
Pancada de chuva

Mín. 14° Máx. 19°

Dom 18°C 7°C
Seg 19°C 9°C
Ter 22°C 10°C
Qua 18°C 7°C
Qui °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete