O acolhimento às pessoas com câncer no município por parte da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), a partir deste ano, será no aconchego da Casa de Apoio. A entidade inaugurou a 11ª unidade do Serviço de Acolhimento Provisório na tarde desta quinta-feira (12). O local tem como finalidade proporcionar conforto e amparo para as pessoas que vêm de outras cidades para realizar o tratamento oncológico em Bento Gonçalves.
A Casa de Apoio vai contar com 16 acomodações, e estará à disposição tanto dos usuários da Aapecan como de seus respectivos acompanhantes. Além da hospedagem, as pessoas terão direito a quatro refeições diárias, tudo de forma gratuita.
Para a coordenadora da Aapecan de Bento Gonçalves, Tatiele Medeiros, o novo espaço vai ampliar o atendimento da entidade para com os seus usuários, oferecendo maior conforto e amparo. “É uma conquista nós, e é uma realização de um sonho. Vamos proporcionar aos nossos usuários dos 22 municípios da região que são atendidos aqui no Hospital Tacchini esse espaço para as pessoas que estão em tratamento, para que possam descansar, tomar um banho, dormir em uma caminha bem gostosa”, explica Tatiele, que complementa:
“Nosso objetivo é esse, proporcionar com esse espaço um pouquinho mais de conforto aos usuários para que possam fazer os seus tratamentos com um pouco mais de dignidade”, ressalta.
O local também conta com área de convivência, salas para grupos de apoio, oficinas de artes e um ambiente para palestras e ações da entidade. “Foi com bastante trabalho, porém muito gratificante. Esse espaço brilhante e maravilhoso surgiu graças à ajuda e à solidariedade do povo gaúcho. A Aapecan coloca hoje à disposição para os usuários em geral esse espaço magnífico que vem oferecer maior comodidade e conforto às pessoas que realizam o tratamento oncológico em Bento”, comenta o fundador da Aapecan, Paulo Siqueira Vasques.