Segunda, 29 de Novembro de 2021
25°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Política Eleições

Desembargadores do TRE decidem se haverá nova eleição, ou não, em Garibaldi

Após pedido de vistas de um dos desembargadores, julgamento da chapa Garibaldi Mais Feliz, do prefeito Alex Carniel e seu vice Sergio Chesini, reinicia às 14h desta terça-feira, 16.

16/11/2021 às 08h08 Atualizada em 17/11/2021 às 20h00
Por: Redação
Compartilhe:
(Reprodução)
(Reprodução)

Os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidem nesta terça-feira, 16, a partir das 14h, se haverá, ou não, novas eleições no município de Garibaldi. Após o pedido de vistas de um desembargador, o julgamento da chapa Garibaldi Mais Feliz (PP, PSL, PSB), do prefeito Alex Carniel e seu vice, Sergio Chesini, será retomado. A acusação contra eles é por abuso de poder político e econômico, além de arrecadação e gastos ilícitos de recursos nas eleições municipais de 2020. O pedido de impugnação da chapa foi movido pela coligação Garibaldi no Caminho Certo (PDT, PTB, MDB, PL, DEM, PSD e PCdoB), dos candidatos Antônio Fachinelli e Eldo Milani.

O processo começou a ser discutido na sessão do TRE da última terça-feira (09), mas foi suspenso devido ao pedido de vistas do desembargador Luiz Alberto D’Azevedo Aurvalle - que deve ser o primeiro a se manifestar e declarar o voto nesta terça-feira. 

A solicitação de Aurvalle foi feita após o relator Silvio Ronaldo Santos de Morais julgar como improcedente o recurso apresentado ao TRE pela coligação de Fachinelli e Milani ou seja, votando contrário à cassação do mandato do prefeito e vice do município. Em sua manifestação, disse que os acontecimentos relatados na denúncia não interferiram no resultado da eleição no município. 

A ação que pede a impugnação da chapa foi movida em novembro do ano passado, após o resultado do pleito, quando a coligação derrotada entrou com o processo na 98ª Zona Eleitoral de Garibaldi. Contudo, a representação na primeira instância foi julgada como improcedente pelo juiz Gérson Marins da Silva, que disse não haver indícios de irregularidades eleitorais nos fatos apresentados. Esse também é o mesmo entendimento do Ministério Público (MP) local. Os advogados de Fachinelli e Milani recorreram da decisão em abril deste ano e a ação foi encaminhada para decisão do colegiado em Porto Alegre. 

Prefeito Alex Carniel e seu vice, Alex Chesini, estão confiantes de que seguirão no mandato 

 

O QUE PODE ACONTECER

A decisão dos desembargadores do TRE pode definir duas situações no município de Garibaldi. Se maioria dos desembargadores for favorável à cassação: o município deverá realizar novas eleições para definição de prefeito e vice em data a ser divulgada pelo TRE. Antes disso, caberá recursos da defesa ao próprio TRE (embargos de declaração) e, posteriormente, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Até lá, ambos devem continuar no cargo se obtiverem efeito suspensivo cautelar no TSE e só devem ser afastados dos cargos em caso de condenação definitiva na corte. Além disso, prefeito e vice podem ficar inelegíveis por oito anos. 

Se a maioria dos desembargadores for contrária à cassação, o processo é arquivado e prefeito e vice seguirão na administração do município. Também cabe recurso da acusação ao TSE. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Garibaldi - RS
Garibaldi - RS
Sobre o município A cidade de Garibaldi conta com mais de 35 mil habitantes atualmente. O município é conhecido como a capital nacional do champanha (espumante). Com 120 anos de história, Garibaldi guarda, em sua arquitetura antiga, nas igrejas que representam o centro dos povoados, nos capitéis de beira de estradas do interior, pedaços de história de sua origem e de seu povoamento. Privilegiada em belezas naturais, localiza-se na região denominada Encosta Superior do Nordeste, no Rio Grande do Sul.
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 12h05 - Fonte: ClimaTempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 26°

Ter 26°C 13°C
Qua 25°C 12°C
Qui 24°C 14°C
Sex 23°C 13°C
Sáb 26°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio