Sábado, 27 de Novembro de 2021
18°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Cultura Boa Notícia

Trabalho do Movimento Negro Raízes será reconhecido mais uma vez na Asembleia Legislativa

Entidade irá receber pela terceria vez a Medalha Zumbi dos Palmares pelos trabalhos relevantes que desenvolve na Serra Gaúcha.

14/11/2021 às 07h46 Atualizada em 15/11/2021 às 21h21
Por: Redação
Compartilhe:
Trabalho do Movimento Negro Raízes será reconhecido mais uma vez na Asembleia Legislativa

Pela terceira vez o Movimento Negro Raízes será reconhecido na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul pelo trabalho realizado na Serra Gaúcha. A entidade será homenageada com a Medalha Zumbi dos Palmares, considerado o maior reconhecimento de trabalhos da referência negra no estado. A cerimônia de entrega da premiação ocorrerá na quarta-feira, 17 de novembro, em Sessão Solene no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa, alusiva ao Dia Estadual da Consciência Negra em Porto Alegre, a partir das 14h.

O casal Marcus Flávio Dutra Ribeiro e Solana Corrêa têm se destacado ao longo dos últimos anos fazendo um trabalho de resgate da cultura negra na Serra Gaúcha. Para isso realizam diversas ações em escolas e também com entidades nas principais cidades da região. O Movimento Negro Raízes recebeu seu primeiro reconhecimento pela atuação em maio de 2018 (ano de sua instituição), através de Voto de Congratulações concedido pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul por sua atuação que já se destacava regionalmente.

Em novembro de 2018, então recebe o 1º Prêmio Zumbi dos Palmares da Assembleia Legislativa por sua atuação CULTURAL, sendo o primeiro reconhecimento estadual do Movimento. Em 2019 de forma inédita recebe o 2º Prêmio Zumbi por sua atuação SOCIAL, compondo o segundo reconhecimento do estado. 

Em abril de 2021 o Movimento foi comtemplado pelo Edital “Ações Culturais da Comunidade” realizado pela CUFA RS em parceria com a Secretaria de Cultura do RS. O Movimento Negro Raízes foi contemplado com esta premiação, na categoria de entidade representativa e a Banda Raízes (segmento artístico do Movimento) como manifestação artística cultural.

Em junho de 2021 a coordenadora do Movimento Solana Corrêa recebe o ‘Prêmio Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro’ na categoria ‘Culturas Populares’, pelo seu ativismo em prol da Causa Negra. O Prêmio Trajetórias Culturais lançado pelo Instituto Trocando Ideia Tecnologia Social Integrada em parceria com a Secretaria de Cultura do RS contempla e reconhece as fazedoras/es de cultura (pessoas físicas), dos diversos segmentos culturais que transformam a vida com a sua arte e cultura nas diferentes comunidades do Estado do Rio Grande do Sul.

Em agosto de 2021, o Movimento Negro Raízes recebe o reconhecimento da Câmara e Vereadores de Bento Gonçalves, através de outorga de Portaria de Louvor e Agradecimento pela por sua dedicação, contribuição e relevantes serviços prestados ao município desde sua instituição em 2018.

Em setembro de 2021, o Movimento participa como um dos coautores da obra literária de Liliana Cardoso, a primeira Mulher Negra Patrona dos Festejos Farroupilhas 2021 do RS, intitulada ‘A Matriz da Cultura Negra no Gauchismo’. O lançamento do livro ocorreu no dia 20 de setembro no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini com a recepção e presença do Governador do Estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 22h41 - Fonte: ClimaTempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 25°

Dom 28°C 15°C
Seg 27°C 15°C
Ter 28°C 13°C
Qua 30°C 12°C
Qui 29°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio