Sábado, 23 de Outubro de 2021
14°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Região COVID-19

Morre Dona Enedina, uma das benzendeiras mais antigas do Rio Grande do Sul

Ela tinha 92 anos e foi acometida pela Covid-19, falecendo neste domingo, 29, no Hospital São Pedro, em Garilbadi, local onde também foi sepultada.

30/08/2021 às 09h29 Atualizada em 30/08/2021 às 09h52
Por: Redação Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Morre Dona Enedina, uma das benzendeiras mais antigas do Rio Grande do Sul

A comunidade de Garibaldi se despediu na manhã desta segunda-feira, 30, de uma das mais antigas benzedeiras vivas do Rio Grande do Sul. Morreu no início da noite deste domingo,  29, Dona Enedina Gaicoa Rodrigues, aos 92 anos, vítima da Covid-19. Ela estava morando na Casa de Repouso Arco-Íris.

Dona Enedina era muito conhecida em Garibaldi. Ao longo de muitas décadas, ela benzeu a comunidade garibaldense em sua casa no bairro São Francisco. A benzedeira se tornou conhecida por todo o Estado pelas suas orações fortes ao Senhor, à Nossa Senhora e ao Anjo da Guarda. Foi também, juntamente com o marido, uma das primeiras moradoras do Bairro São Francisco. Os pedidos mais comuns eram de proteção contra mau-olhado, inveja e olho grande. 

Em 2015, participou de entrevista em um programa de televisão para falar do seu dom. Dona Enedina também foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Garibaldi, com sua história sendo contada no Projeto Memória Viva e através do Projeto Mulher Modelo, da Vidraçaria Modelo. 

Como foi acometida pela Covid-19, não houve velório para a despedida à Dona Enedina. O sepultamento ocorreu na manhã desta segunda-feira, 30, no Cemitério Comunitário do bairro São Francisco. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Garibaldi - RS
Garibaldi - RS
Sobre o município A cidade de Garibaldi conta com mais de 35 mil habitantes atualmente. O município é conhecido como a capital nacional do champanha (espumante). Com 120 anos de história, Garibaldi guarda, em sua arquitetura antiga, nas igrejas que representam o centro dos povoados, nos capitéis de beira de estradas do interior, pedaços de história de sua origem e de seu povoamento. Privilegiada em belezas naturais, localiza-se na região denominada Encosta Superior do Nordeste, no Rio Grande do Sul.
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 04h00 - Fonte: ClimaTempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 25°

Dom 22°C 10°C
Seg 25°C 9°C
Ter 28°C 11°C
Qua 30°C 13°C
Qui 27°C 12°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio