Quarta, 27 de Outubro de 2021
12°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Cultura Música

"Bento perdeu muito", lamenta ex-integrante da Banda Marcial, desativada em 2015

Depois de tocar bumbo no grupo por praticamente uma década, Jonatan Maia Hilário cobra há seis anos a retomada das atividades do conjunto, cujos instrumentos e uniformes seguem guardados na Casa das Artes

03/08/2021 às 08h07 Atualizada em 03/08/2021 às 10h20
Por: Jorge Bronzato Jr.
Compartilhe:
(Fotos: Facebook Banda Marcial Municipal de Bento Gonçalves)
(Fotos: Facebook Banda Marcial Municipal de Bento Gonçalves)

Desativada em 2015, após o fim do contrato com o maestro que a regia, a Banda Marcial Municipal de Bento Gonçalves ainda traz muita saudade para quem acompanhava suas apresentações ou participava do grupo. É o caso de Jonatan Maia Hilário, que por praticamente dez anos tocou bumbo no conjunto e, desde a paralisação dos trabalhos, tem buscado respostas sobre uma possível retomada.

No ano que em que a Banda deixou de atuar, viu-se envolta em uma polêmica com a própria Secretaria de Cultura e, principalmente com o então secretário Jovino Nolasco (que faleceu em 2018). Na época, os integrantes reclamavam que, desde a mudança de governo, ainda em 2013 – quando Guilherme Pasin substituiu Roberto Lunelli na prefeitura –, o número de participações em eventos havia caído drasticamente, prejudicando o desenvolvimento da atividade. 

Antes disso, entretanto, Jonatan recorda que a presença do grupo, que chegou a ter cerca de 20 componentes, era mais constante, tanto no município como fora. "Nós íamos para festivais de bandas, participávamos de eventos também em outras cidades. Levávamos o nome da Banda Marcial e, principalmente, de Bento Gonçalves. Agora, os instrumentos e os uniformes estão todos lá guardados na Casa das Artes. Bento perdeu muito com isso", lamenta.

Mais do que poder voltar a tocar, ele ressalta que gostaria de ver outras pessoas ingressando na Banda, renovando sua formação e garantindo sua manutenção. "Teria que começar um projeto novo, com as escolas, convidar os jovens. Para mim sempre foi muito bom poder participar", destaca.

O que diz a Secult
Contatada pela reportagem do NB Notícias, a Secretaria de Cultura de Bento Gonçalves (Secult) garante que há interesse em reativar a Banda Marcial. "A Secretaria de Cultura inclusive, no ano de 2018, abriu processo licitatório para contratação de maestro, todavia a licitação resultou deserta, com o não comparecimento de profissionais ao certame. Neste ano de 2021, em fevereiro, solicitamos novos orçamentos para embasar a abertura de nova licitação, porém, por conta do agravamento da pandemia, o processo não foi aberto, devendo ser retomado ainda este ano, uma vez que as regras de distanciamento controlado agora permitem a realização da atividade", afirma o secretário Evandro Soares.

Depois do primeiro passo para a volta, que é justamente a contratação de um maestro, o Poder Público bento-gonçalvense definirá como se dará a seleção dos novos membros. "Provavelmente, a comunidade escolar deverá ser envolvida", completa.

Sobre os instrumentos e uniformes, Soares aponta que os materiais seguem guardados na Secult e que, de uma forma geral, ainda encontram-se em bom estado de conservação. "Os instrumentos estão em condições de uso, assim como os uniformes, todavia não se descarta que seja necessário alguma manutenção, que deverá ser realizada a partir da análise e necessidade apresentada pelo profissional que deverá estar à frente da condução do grupo", conclui o secretário.
>>> Jonatan, à esquerda, na linha de frente, afirma que gostaria de ver a Banda renovada, com o convite aos jovens da rede pública escolar

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 07h02 - Fonte: ClimaTempo
12°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 29°

Qui 28°C 13°C
Sex 27°C 13°C
Sáb 27°C 14°C
Dom 25°C 15°C
Seg 25°C 9°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio