Sexta, 16 de Abril de 2021
54 98128.5277
Cultura Cinema

Festival CineSerra bate recorde de inscrições mesmo em meio à pandemia

Ao todo, foram 131 trabalhos inscritos na oitava edição de 30 cidades, seis a mais do que no último ano.na edição de 2020.

07/04/2021 12h35
110
Por: Redação Fonte: Divulgação
Festival CineSerra bate recorde de inscrições mesmo em meio à pandemia

Pelo quarto ano consecutivo, o CineSerra – Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha bateu recorde no número de inscrições, consolidando o evento como um dos mais importantes do gênero na região sul do Brasil. Ao todo, foram 131 trabalhos inscritos na oitava edição, seis a mais do que no último ano. No certame Estadual, o maior número de inscritos foi na categoria de ficção, com 30 trabalhos. Já no certame Regional, a categoria com mais inscrições foi a de videoclipes, com 26 produções.  

O interesse no certame Estadual evidencia o crescimento do Festival em municípios além da Serra Gaúcha, uma vez que nesta edição estão inscritas produções de 30 cidades do estado. Outro dado importante é que 86% dos trabalhos inscritos no festival foram produzidos e/ou finalizados após o mês de março de 2020, ou seja, no período de pandemia. Apenas 14% dos projetos inscritos foi finalizado anteriormente à Covid-19.

No total, foram 73 inscritos para o certame Estadual, sendo 30 projetos de ficção, 22 videoclipes e 21 documentários. No certame regional, foram 26 videoclipes, 17 ficções e seis documentários. No certame de Webséries, foram inscritas nove no total, sendo sete ficcionais e duas não-ficcionais.

Com sede em Caxias do Sul, o Festival acontece de 12 a 27 de junho de 2021. O Cineserra contará também com exibições em Porto Alegre, Torres, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Garibaldi e Cotiporã. O Festival premiará o Melhor Filme de Ficção, Melhor Documentário, Direção, Roteiro, Fotografia, Direção de Arte, Edição, Trilha Sonora, Ator, Atriz e Desenho de Som. Os videoclipes serão classificados em primeiro, segundo e terceiro colocados, além da possibilidade de Menção Honrosa. Além disso, haverá o Prêmio Popular, decidido pelo público mediante enquete online. No concurso de Webséries, serão premiadas a Melhor Websérie Ficcional e a Melhor Websérie Não-Ficcional. 

Os recursos para a realização do evento foram captados por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul. Nesta edição, os parceiros culturais são Empresas Randon, Instituto Elisabetha Randon e BitCom.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.