
Uma operação integrada entre a Polícia Civil e a Brigada Militar resultou na prisão de dois criminosos de alta periculosidade na tarde desta quarta-feira (11), em Bento Gonçalves. A ação foi coordenada pela 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP) com apoio da Agência de Inteligência e da Força Tática do 43º BPM.
O alvo principal da operação era um jovem de 20 anos, que teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. Ele é investigado por uma tentativa de homicídio qualificado ocorrida na noite de 21 de janeiro de 2026.
Segundo a investigação, o crime aconteceu por volta das 2h50 da madrugada, na Praça do Lago, localizada no bairro Santa Helena. Na ocasião, a vítima — um homem de 31 anos — foi atingida por disparos de arma de fogo.
Após diligências, a 2ª DP reuniu provas da autoria do crime e solicitou a prisão, que foi aceita pelo Poder Judiciário. O preso já possui uma extensa ficha criminal, com antecedentes por homicídio qualificado consumado, tráfico de drogas, receptação, adulteração de veículo e ameaça.
Durante o cumprimento do mandado, as forças de segurança também localizaram e prenderam um homem de 27 anos que estava foragido da justiça. Ele também possui diversos antecedentes, incluindo homicídio qualificado e associação ao tráfico.
A ação faz parte da estratégia do programa RS Seguro para combater os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na cidade. Ambos os presos foram encaminhados ao sistema prisional.