Estão definidos os dois clubes que subirão à Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho na próxima temporada. Na tarde deste domingo (17), Inter-SM e Novo Hamburgo conquistaram o acesso após vencerem seus confrontos nas semifinais da Série A2 – antiga Divisão de Acesso. Agora, as equipes decidem o título estadual da categoria, em dois jogos que prometem casa cheia em Santa Maria e no Vale do Sinos.
Jogando diante de mais de 6 mil torcedores no Estádio Presidente Vargas, o Inter de Santa Maria garantiu o acesso ao vencer o Veranópolis por 1 a 0 — repetindo o placar agregado do confronto. O gol do jogo foi marcado aos 39 minutos do primeiro tempo: após cruzamento pela direita, o lateral Alan Bald testou firme para o fundo das redes.
O Alvirrubro ainda desperdiçou um pênalti com Gabriel Morbeck, defendido pelo goleiro Lucas Alves no início do duelo, mas segurou a vitória mesmo com pressão do Pentacolor, que terminou com um jogador a menos após a expulsão de Caíque Santos, aos 43 da etapa final.
Com o resultado, o Inter-SM volta à elite do Gauchão após 15 anos de ausência — a última participação na Série A havia sido em 2009.
No Clássico do Vale, disputado no Estádio Cristo Rei, Aimoré e Novo Hamburgo empataram sem gols. O resultado favoreceu o Anilado, que havia vencido o jogo de ida por 3 a 1, no Estádio do Vale. Com a classificação, o Novo Hamburgo retorna à Série A do Gauchão em 2026, dois anos após o rebaixamento em 2024.
Agora, Inter-SM e Novo Hamburgo farão a grande decisão do Gauchão Série A2 2025, valendo o troféu da competição.
Jogo de ida: 24/08 (domingo), 15h – Estádio do Vale, em Novo Hamburgo
Jogo de volta: 31/08 (domingo), 15h – Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria
Com a chancela garantida, os dois clubes se juntam a Grêmio, Internacional, Juventude e demais participantes na disputa da primeira divisão do Campeonato Gaúcho 2026, prometendo movimentar o interior do Estado com tradicionais torcidas e estádios históricos.