Bairros Chuvarada
Parte de barranco no bairro São Francisco desmorona em Bento Gonçalves
Devido as últimas chuvas, o local, que já estava em uma situação crítica, não aguentou o grande volume de água e veio abaixo na última semana.
01/12/2023 07h45 Atualizada há 5 meses
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias
Registro da última quarta-feira, 29. Crédito: Renata Oliveira/NB

O barranco que estava preocupando moradores do bairro São Francisco, em Bento Gonçalves, desmoronou na última semana após diversos dias de chuva. 

Como é possível ver nas imagens abaixo, grande parte da terra que segurava diversas árvores caiu, incluindo o guard rail que havia na antiga estrutura do DAER. 

Crédito: Renata Oliveira/NB

Na reportagem anterior, a geóloga Luísa Caon, destacou que havia certo risco de desmoronamento principalmente por conta do grande volume de chuva que está assolando todo o Rio Grande do Sul, e o esperado...aconteceu. "Não era descartado o deslizamento de terra. A água, em grande quantidade como é no caso das chuvas que ocorreram nos últimos dias e que, pela previsão, não irão parar nos próximos meses, penetra no solo, satura ele em água e favorece movimentos de terra," explica Caon. 

A geóloga também destaca que há outros indícios que comprovam que o barranco está indo em direção a rua. " É possível notar que os troncos das árvores estão pendendo para a rua, o que pode indicar que o solo está se movendo" frisa Luísa.

Continua após a publicidade

Além disso, Caon ressalta que agora o risco de desmoronamento pode ter aumentado por conta que agora o solo está "desprotegido". "No caso desse terreno, agora que ele cedeu, tem uma parte do solo que está exposta, fazendo com que a água com mais facilidade penetre diretamente nele. Sabemos que mesmo com quando há vegetação em cima pode ocorrer deslizamentos, porém, ela auxilia a segurar um pouco o solo e agora sem essa proteção vegetal, poderá agravar a situação," destaca a geóloga. 

Como solução, a profissional reitera a necessidade de obras de contenção para evitar que algo mais grave ocorra e também um mapeamento das áreas de risco de desastres em Bento Gonçalves para a prevenção de novos deslizamentos.

A Reportagem do NB também procurou a Prefeitura para tentar entender o que ela poderia estar realizando para conter esses deslizamentos. A assessoria de imprensa da Casa Amarela respondeu que " a Secretaria (do Meio Ambiente) fez a limpeza do local e verificou no temporal anterior. O Geólogo do IPURB está avaliando o local," salientou de forma sucinta.

Continua após a publicidade