Cultura Cultura
Biblioteca Pública do Estado lança agenda cultural especial para o Novembro Negro
A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac), preparou uma programação especial durante todo o mês d...
06/11/2023 12h41
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac), preparou uma programação especial durante todo o mês de novembro para apresentar ao público a riqueza da identidade e cultura negras, buscando uma sociedade mais igualitária, inclusiva e antirracista.

O tema deste ano, proposto pela Sedac, é equidade racial. Assim, a BPE intensificou a reflexão, sempre necessária, para exaltar ainda mais a importância do povo e da cultura negra, no mês em que se celebra o 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra.

O fato de a Biblioteca Pública do Estado ter como diretora uma mulher negra é uma conquista. Essa é a primeira vez que a BPE tem uma pessoa negra na direção, em seus 153 anos de história. Ana Maria de Souza, bibliotecária concursada, assumiu a direção em março de 2023.

Ela conta que, além dos desafios de gerir uma biblioteca desse porte, teve como objetivo, desde a sua chegada, dar visibilidade às pessoas negras e oferecer o lugar de fala a artistas negros e a ações que promovam a cultura negra. Essas são formas de afirmar a identidade e combater a discriminação e a desigualdade, auxiliando no processo de transformação social.

Continua após a publicidade

"Eu percebo que, quando recebemos crianças e adolescentes da periferia, eles me olham de forma diferente, com uma certa inquietação. Um dia, uma menina negra, de cerca de 14 anos, teve coragem e me perguntou como eu tinha conseguido virar diretora”, disse Ana Maria. “Eu achei muito lindo e contei a ela sobre a minha trajetória. Uma experiência como essa nos faz entender a importância da representatividade. É muito importante termos a oportunidade de abordar a questão racial. Pessoas negras em posição de liderança podem tomar decisões que somente quem sente a dor do racismo pode", afirmou a diretora.

A Biblioteca Pública do Estado funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo e-mail bpe.acervors@gmail.com . Toda a programação é gratuita.

Programação

Continua após a publicidade

Serviço

O quê: Programação Novembro Negro na BPE.
Quando: mês de novembro (de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h).
Local: Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre).

Texto: Ascom Sedac
Edição: Secom