A Secretaria de Segurança (Semseg), através do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e Guarda Civil Municipal (GCM), juntamente com a Brigada Militar e Polícia Civil realizaram mais uma edição da Operação Balada Segura nas ruas de Bento Gonaçlves. A ação tem o objetivo de reduzir infrações relacionadas ao consumo de álcool e condução de veículos na Capital do Vinho. Quatro veículos foram recolhidos na ação.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Segurança, 14 motoristas foram autuados pelo crime de embriaguez ao volante. Deste total, 11 motoristas foram autuados por se recusarem a realizar o teste do etilômetro, dois deles realizaram o teste, com resultado positivo, e um outro condutor estava com visíveis sinais de embriaguez.
Durante a blitz, também foram recolhidos quatro veículos por problemas na documentação. Eles foram encaminhados para o depósito credenciado ao Detran. Os casos de embriaguez foram registrados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves (DPPA). Nenhum dos condutores ficou preso, mas terão que pagar uma multa no valor de R$ 2.934,70. De acordo com o Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), multas consideradas infrações gravíssimas podem receber um fator multiplicador de 3, 5 ou 10 vezes, de acordo com o risco que o motorista oferece à segurança no trânsito.