Senado Federal Senado Federal
CAS debate projeto que pune simulação na aplicação de vacina
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) faz nesta terça-feira (4), às 11h, audiência pública interativa para debater um projeto de lei que pune o prof...
03/07/2023 16h40
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Senado
Vacinação contra covid-19 em São Paulo, em 2021 - Foto: Governo de São Paulo

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) faz nesta terça-feira (4), às 11h, audiência pública interativa para debater um projeto de lei que pune o profissional de saúde que deixa de aplicar vacina ou simula a aplicação. A iniciativa do debate é do senador Humberto Costa (PT-PE), que preside a CAS. A proposta está em análise na comissão, sob relatoria de Humberto.

De autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), o PL 1.140/2021 torna crime a conduta do profissional de saúde que deixar de aplicar vacina ou simular sua aplicação em pessoa que se submete à imunização.

O projeto prevê penade detenção de um a dois anos, além de multa, para quem praticar a conduta. A pena será maior quando o ato for praticado em situação de emergência em saúde pública de importância nacional, como epidemias.

Continua após a publicidade

O texto, que acrescenta o artigo 267-A ao Decreto-Lei 2.848, de 1940 (Código Penal), tramita apensado a outras cinco proposições, também de autoria de Ciro Nogueira:

Convidados

O debate contará com as participações, já confirmadas, do diretor da Organização Pan-Americana de Saúde, Jarbas Barbosa; da presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Mônica Levi; do presidente da Comissão de Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Jayme Martins de Oliveira Neto; e do presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Fábio Baccheretti Vitor.

Também está confirmada a presença do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde,Wilames Freire Bezerra. Pelo Ministério da Saúde, deve participar Jadher Percio, da Secretaria de Vigilância em Saúde da pasta.

Continua após a publicidade

O debate será na sala 3 da Ala Alexandre Costa.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e?Cidadania , que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e?Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.