Geral PGE
Leite participa da posse do novo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz
O governador Eduardo Leite participou, na tarde desta terça-feira (6/6), na sede doMinistérioPúblicodo Rio Grande do Sul (MPRS), em Porto Alegre, d...
06/06/2023 17h50
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
A cerimônia foi realizada nesta terça (6/6) na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul -Foto: Gustavo Mansur/Secom

O governador Eduardo Leite participou, na tarde desta terça-feira (6/6), na sede doMinistérioPúblicodo Rio Grande do Sul (MPRS), em Porto Alegre, da cerimônia de posse do novo procurador-geral de Justiça, AlexandreSaltz, que ficará no cargo até 2025.Eleassume no lugar de Marcelo Dornelles, que esteve à frente do MPRS no último biênio.A escolhadeSaltzpelo governador, a partir dos nomes indicados na lista tríplice,foi anunciadaem 3 de junho.

“O diálogo e a cooperação entre os poderes são imprescindíveis para o bom funcionamento do Estado. O Ministério Público, como órgão autônomo, tem um papel fundamental na organização da sociedade com o seu trabalho de fiscal da lei. Essa atuação do MP tem sido fundamental para garantir a justiça e a proteção dos direitos aos cidadãos gaúchos”, afirmou o governador.

Leite afirmou que a atuação do MP tem sido fundamental para garantir a justiça e a proteção dos direitos aos cidadãos gaúchos -Foto: Gustavo Mansur/Secom
Continua após a publicidade

De acordo comLeite,o MPRStem papel importantena defesa dos princípios constitucionaise é umdos alicercespara uma sociedade justa e igualitária.A harmonia institucional entre os poderes é essencial para o bom funcionamento do Estado de Direito. Reconheço e valorizo o trabalhoconjunto deExecutivo, Legislativo eJudiciário, bem comodo Ministério Público, que é uma das instituições fundamentaisparaoequilíbriodos poderes”, acrescentou.

O governador desejou sucesso aSaltze disse ter confiança na gestão que ele irá fazer. “Confio em seu compromisso com a justiça, sua competência técnica e sua dedicação ao interesse público”, ressaltou.

Alexandre Saltz será o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul até 2025 -Foto: Gustavo Mansur/Secom
Continua após a publicidade

Natural de Uruguaiana, AlexandreSikinowskiSaltzégraduado emdireito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(PUCRS). Ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Sul em 1990, atuando nas promotorias de Santiago edeUruguaiana.Em Porto Alegre,trabalhounaspromotorias da Fazenda Pública e de Defesa do Meio Ambiente. Foi promotor-assessor e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente.

Saltzexerceu os cargos de secretário-geral do Ministério Público e de diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional.Foi subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionaise membro colaborador do Conselho Nacional do Ministério Público.Ele também atuou comovice-presidente de Núcleos da Associação do Ministério Público e vice-presidente da Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente.

Professor da PUCRS, campus Uruguaiana, e professor dedireitoambiental nos cursos preparatórios da Fundação Escola Superior do Ministério Público,Saltztambém atuou comocoordenador do Escritório do MPRS em Brasília ecomopromotor de Justiça do Meio Ambiente de Porto Alegre.

Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom