Direitos Humanos Apoio
Trabalhadores resgatados de trabalho escravo ficarão no ginásio de esportes em Bento
Através da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), a prefeitura municipal está oferecendo alojamento temporário e transporte para os trabalhadores.
23/02/2023 15h49 Atualizada há 1 ano
Por: Renata Oliveira
Todos foram encaminhados para o Ginásio de Esportes Municipal Darcy Pozza onde foi construído um alojamento temporário. Crédito: NB Notícias

Cerca de 180 trabalhadores resgatados na operação decorrente de denúncia de trabalho análogo à escravidão, foram encaminhados pela Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) para o Ginásio de Esportes Municipal, localizado no bairro Planalto, onde terão um alojamento temporário e refeições diárias. 

Depois que os 180 trabalhadores foram resgatados do pavilhão no bairro Borgo, no qual estavam vivendo em condições precárias e trabalhando em situações desumanas na colheita da uva e frigoríficos na cidade, a Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), está oferecendo suporte para essas pessoas. 

Todos foram encaminhados para o Ginásio de Esportes Municipal Darcy Pozza onde foi construído um alojamento temporário e terão colchões e cobertas, além de três refeições diárias até a finalização dos cadastros e a tramitação trabalhista. 

Os funcionários do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Caxias do Sul, na coordenação do gerente regional Vanius Corte, já estão no local realizando o levantamento de cada trabalhador, entendendo quando chegaram, quantos dias trabalharam entre outras informações, para que consigam realizar os cálculos indenizatórios que a empresa Oliveira & Santana terá que pagar para os empregados. 

Continua após a publicidade

A Prefeitura destaca que não está solicitando doações, dado que um grupo de pessoas está utilizando o fato para passar nas residências solicitando doação de alimentos e dinheiro.