A Guarda Civil Municipal (GCM) de Bento Gonçalves ganhou um reforço importante na noite desta sexta-feira, 9 de dezembro. Foram formados os 26 novos integrantes da guarnição, que já estão atuando nas ruas de Bento Gonçalves. O evento ocorreu no anfiteatro da Fundação Casa das Artes. Bento é o primeiro Município no Rio Grande do Sul em que a formação da Guarda Civil foi realizada através da Brigada Militar.
Com a chegada dos novos agentes, a Guarda Civil Municipal passa a contar com 44 integrantes. As aulas teóricas e práticas iniciaram em julho e foram concluídas no início deste mês, totalizando uma carga horária de 776 horas. Os encontros foram realizados na Faculdade Cenecista. A formação contou com aulas práticas de tiro, condicionamento físico, aulas de direito, sociologia da violência, intervenção em ocorrências e abordagens.
Os agentes irão atuar diretamente na prevenção à violência e à criminalidade. A partir de agora, a expectativa é de que a sensação de segurança da população aumente com a presença física dos guardas nas ruas e também nos bairros da cidade. Os novos guardas entraram em formação, entoando o canto da corporação. “Concluímos mais uma etapa de nossas vidas. O que mais aprendemos é o significado de resiliência. Cada um sabe a dificuldade que foi, nos mantivemos, e hoje estamos aqui na frente das pessoas que amamos, com muito orgulho. 26 desconhecidos, que tiveram a oportunidade de aprender coisas incríveis. Muitos de nós não são da cidade. E, enquanto estivermos aqui, serviremos com muita honra a população bento-gonçalvense”, destacou o agente Lucas Almeida, que conduziu o juramento e realizou o pronunciamento representando a turma de formandos.
A primeira turma da Guarda Civil Municipal foi formada, em 2019. “Parabenizo os formandos e novos oficiais da GCM. Nosso trabalho na cidade iniciou em 2019, e logo depois tivemos um grande desafio em auxiliar a cidade no período da pandemia. Hoje estamos formando novos agentes, nossa guarda está sendo aparelhada e construímos um grupo para cuidar da nossa cidade”, salientou o comandante Marcelo Gonçalves Pereira.
Paraninfo da turma, o soldado Eraldo Guedes destacou a qualidade do curso. “Foi um curso excepcional, com professores e instrutores de um conhecimento esplêndido. Foram 776 horas aula durante esse curso e tive a imensa satisfação de ministrar 80 períodos. Presenciando o interesse e a dedicação ao serviço público e os conteúdos desenvolvidos nestes quatro meses. Chegando a um resultado digno de um curso com pessoas fantásticas”, destacou o instrutor.
O secretário municipal de Segurança, tenente-coronel Paulo César de Carvalho, também comentou sobre o momento. “Esse é um momento muito importante para a composição da atual GCM do município e também para a nossa população, visto que visamos sempre promover e executar ações efetivas e contundentes para coibir ações criminosas na nossa cidade. Entendemos que este acréscimo de efetivo aumentará a sensação de segurança de nossa população bento-gonçalvense”, resumiu o secretário.