Tecnologia Será que vem rápido?
Bento Gonçalves entra na lista de cidades prioritárias para receber o 5G
Legislação regulamentando a instalação das antenas da nova tecnologia na cidade foi um facilitador para o município, segundo a Anatel
14/07/2022 21h58 Atualizada há 2 anos
Por: Marcelo Dargelio
Adequação de legislação pode antecipar a chegada do 5G em Bento Gonçalves - Foto: Divulgação

Mais uma vez Bento Gonçalves sai na frente e pode receber antes de muitas cidades gaúchas a tecnologia 5G. A Capital do Vinho entrou na lista das principais cidades que devem receber a tecnologia no Rio Grande do Sul. A Anatel pretende acelerar este processo, que começa com a instalação em Porto Alegre no final do mês de julho.

De acordo com o superintendente de Outorgas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vinicius Caram, a capital Porto Alegre é prioritária e já está completamente apta para receber a nova tecnologia. Os equipamentos começam a chegar nesta sexta-feira, 15 de julho. Em entrevista à Rádio Gaúcha, ele revelou que o cronograma inicial da Anatel era instalar o 5G em cidades com mais de 500 mil habitantes até 2025, mais de 200 mil até 2026, mais de 100 mil até 2027 e os demais até 2028.

Porém, a boa notícia é de que este processo vai ser acelerado, e muito, pela Anatel. Mesmo assim, as maiores cidades gaúchas serão atendidas primeiro. As integrantes da Região Metropolitana de Porto Alegre, Alvorada, Gravataí, São Leopoldo, Canoas e Novo Hamburgo devem ser beneficiadas logo depois da Capital. Posteriormente, Caxias do Sul será a próxima a receber a tecnologia.

A partir daí, Bento Gonçalves entra na lista de prioridades, podendo ter a nova tecnologia até o final de 2024, como previsão inicial. Um facilitador para a Capital do Vinho é o fato de se antecipar a alguns entraves burocráticos, como a legislação autorizando a instalação das antenas 5G. A prefeitura de Bento Gonçalves enviou o projeto para a Câmara de Vereadores, que aprovou a proposta, o que habilita o município a receber a nova tecnologia. Além de Bento, estão na lista de Anatel também os municípios de Bagé, Passo Fundo, Viamão, Santa Maria, Rio Grande e Pelotas. 

Continua após a publicidade