Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Câmara se ilumina de verde e amarelo pelo Bicentenário da Independência do Brasil
Najara Araújo/Câmara dos Deputados Prédio da Câmara costuma receber iluminação colorida em datas especiais A Câmara dos Deputados recebe iluminaç...
28/06/2022 11h11
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Câmara de Notícias
Prédio da Câmara costuma receber iluminação colorida em datas especiais - (Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados recebe iluminação especial nas cores verde e amarela, de hoje (28) até a quinta-feira (30), em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, que se completa no dia 7 de setembro.

A iluminação especial foi proposta pelo deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG).

Nesta terça, também começa o seminário "O Movimento da Independência: Ontem e Hoje/200 Anos de Independência do Brasil”, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.

O seminário reúne alguns dos principais intelectuais, escritores e historiadores engajados no estudo e na divulgação da Independência do Brasil para refletir sobre o projeto de país que vem sendo construído desde 7 de setembro de 1822.

Continua após a publicidade

Exposições
Além da iluminação e do seminário, a Câmara realiza sessões solenes, concursos, eventos, publicações e duas exposições sobre o tema.

A primeira exposição – O movimento da Independência – foi montada no corredor Tereza de Benguela e está aberta à visitação das 9 às 17 horas. A mostra destaca marcos históricos que permitiram que, em 7 de setembro de 1822, D. Pedro declarasse o Brasil independente de Portugal.

A segunda mostra – “Poder, Parlamento e Governo no Brasil” – exibe livros e documentos do Centro de Documentação e Informação da Câmara e do Arquivo Nacional; medalhas do Museu da Câmara, entre outros itens relevantes do acervo da Câmara. Os itens ficarão expostos no Salão Verde, nas vitrines que geralmente guardam os presentes protocolares.

Continua após a publicidade

Ambas exposições podem ser visitadas até 9 de setembro.