Comer e Beber Boa notícia
Vinícola Garibaldi é premiada com vinho e espumante em concurso na França
Garibaldi Chardonnay Brut foi medalha de ouro e Acordes Gran Reserva foi medalha de prata no 29º Concurso Chardonnay du Monde. Vinícolas Amitié
10/04/2022 10h12 Atualizada há 2 anos
Por: Marcelo Dargelio

A Cooperativa Vinícola Garibaldi brilhou com um vinho e um espumante premiados entre os melhores do mundo na França. Eles conquistaram prêmios na Borgonha com rótulos elaborados com a uva chardonnay. Além da Garibaldi, as vinícolas Amitié e Miolo também foram premiadas. Foram duas medalhas de ouro e duas de prata para produtos da região de Bento Gonçalves alcançadas no 29º Concurso Chardonnay du Monde, concorrendo em março com 546 vinhos de 32 países. 

Um dos produtos que ganharam medalha de ouro foi o espumante Garibaldi Chardonnay Brut, feito pela Cooperativa Vinícola Garibaldi, que já soma dezenas de prêmios no Brasil e no mundo e pode ser comprado em e-commerces na faixa de R$ 35. Feito pelo método Charmat, ele tem aromas de abacaxi, maçã e pão tostado. Harmoniza com canapés, sopas cremosas, peixes crus ou cozidos, frutos do mar, queijos, frios e patês.

Outro vinho da Cooperativa Garibaldi foi premiado com a medalha de prata, o Garibaldi Acordes Gran Reserva Chardonnay (por volta de R$ 100 em e-commerces). A proposta da marca foi criar seu primeiro vinho branco ícone. Foi fermentado em tanques de inox e amadurecido em barrica de carvalho por seis meses. Tem notas de abacaxi em calda, fruta cítrica, baunilha e manteiga.

Vinícola Amitié ganha medalha de ouro e Miolo medalha de prata

Continua após a publicidade

Um dos vencedores foi o Amitié Chardonnay 2020, que teve apenas 6,5 mil garrafas produzidas. A enóloga Juciane Casagrande, uma das sócias da Amitié, explica que o vinho tem estrutura e reúne a intensidade da fruta da histórica safra de 2020 e a complexidade que  ganhou com o estágio em barricas: "Ficamos felizes com o resultado, principalmente porque era um concurso só com Chardonnays, vindos do mundo inteiro, um resultado muito importante. É um Chardonnay Oak Barred, que passou 12 meses em barrica de carvalho francês de primeiro uso. A proposta é um vinho muito intenso, combastante untuosidade. O contato com as barricas deixou com notas amanteigadas e de chocolate. Mas tem ainda intensidade de fruta tropical, como abacaxi, e uma oa acidez. Fica bem convidativo para o segundo gole. É um vinho muito gastronômico", afirmou Juciane.

Já o Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay 2020 conquistou uma medalha de prata. Trata-se do primeiro vinho branco premium da vinícola, que foi fermentado e amadurecido por seis meses em barricas de carvalho francês. Pode ser tomado como aperitivo, além de combinar com saladas, carnes brancas, massas com molhos vermelhos ou brancos, pizzas com carne com carne como calabresa, queijos de massa mole e pratos elaborados da culinária amazonense, caiçara e outras regiões litorâneas brasileiras.