Meio Ambiente Conscientização
Em meio a recentes escândalos, Bento sedia a Conferência Internacional de Educação Ambiental
Evento retorna ao município entre os dias 6 e 8 de abril, com programação na Casa das Artes
31/03/2022 14h06 Atualizada há 2 anos
Por: Marcelo Dargelio
(Reprodução)

Ainda marcada por pelo menos dois grandes escândalos recentes na área ambiental, que foram o maior desmatamento ilegal da história, junto à BR-470, e a matança de gatos no bairro Conceição, a cidade de Bento Gonçalves sediará, entre os dias 6 de 8 de abril, a Conferência Internacional de Educação Ambiental (CIEducA). O evento ocorre na Casa das Artes, no bairro Planalto. Em 2019, o município sediou a primeira edição.

Organizado pelo Instituto Venturi Para Estudos Ambientais, o encontro tradicionalmente conta com a presença de grandes referências na área para discutir e refletir sobre as práticas da educação ambiental no Brasil, avaliando a implementação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), perspectivas e estratégias futuras. Um dos desafios da conferência é promover uma ampla reflexão sobre as lacunas que existem nas ações conduzidas pelos diversos públicos envolvidos e buscar uma adequada compreensão da educação ambiental, bem como as incongruências e contradições sobre o assunto.

Nesse sentido, a Conferência reúne, professores, profissionais da área ambiental dos setores público e privado, gestores, comunicadores e demais públicos interessados, visto a importância do tema no contexto atual e a necessidade de disseminar boas práticas de responsabilidade socioambiental. Durante as atividades, são apresentadas e divulgadas experiências de educação ambiental existentes no Brasil na área de educação formal e no ambiente empresarial, bem como produção de subsídios teórico-práticos para orientar as ações de educação ambiental relacionadas com a implementação do desenvolvimento sustentável no país.

O evento é planejado e executado com base em algumas diretrizes da ISO 20121: 2012 e da norma ASTM/APEX, considerando a integração de princípios e estratégias de sustentabilidade à gestão do evento, garantindo a construção de um legado, a escolha adequada e relevante de recursos e a busca de maior eficiência social, ambiental e econômica.

Na programação, também há espaço para a entrega do "Prêmio Nana Mininni Medina", que tem por objetivo reconhecer as melhores práticas em Educação Ambiental em duas categorias: a melhor em Educação Ambiental Formal e a melhor em Educação Ambiental Não-Formal.

RESUMO DA PROGRAMAÇÃO

DIA 6 (quarta-feira)
MANHÃ (09h-12h)
Oficinas
1) Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na estratégia dos negócios.
2) Compostagem como atividade de educação ambiental.

TARDE (14h-18h)
Apresentação das estratégias da SMED-BG: Trilhando Caminhos Rumo à Sustentabilidade. [trajetória do percurso desenvolvido pela rede municipal de educação do Município de Bento Gonçalves nas questões voltadas para a sustentabilidade e toda a sua transversalidade]

Destaques da formação de Professores-Multiplicadores em Educação Ambiental Formal pelo Instituto Venturi Para Estudos Ambientais e pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul.

Escola Estadual Apeles (Porto Alegre): Planejamento Educacional e metodológico para a implementação das atividades de Educação Ambiental no currículo da escola.

Apresentação do Programa de Educação Ambiental Colaborativo do Rio Grande do Sul.

NOITE (19h-21h): Cerimônia de Abertura e Apresentação Cultural

DIA 7 (quinta-feira)
MANHÃ e TARDE: Conferências
Mesa 1: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Mesa 2: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL – ESTRATÉGIAS, INSTRUMENTOS E INOVAÇÃO
Mesa 3: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRINCIPAL INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

DIA 8 (sexta-feira)
MANHÃ: Conferência
Mesa 4: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO SOCIAL

TARDE: APRESENTAÇÃO DE CASOS

NOITE (19h-21h): Entrega do Prêmio “Nana Mininni Medina” e Encerramento.

Obs.: Programação sujeita a alterações

(Fonte: https://www.institutoventuri.org.br/pt/programacao-cieduca.html)