Economia Indústria
Fábrica de pneus corre o risco de fechar em Gravataí
Planta de 52 anos opera com 25% de ociosidade devido à queda nas exportações para os EUA e à concorrência desleal de produtos asiáticos
04/09/2026 22h34
Por: Redação
Operação da Prometeon em Gravataí está com 25% de ociosidade. (Foto: Pirelli / divulgação)

A fábrica de pneus da Prometeon, localizada em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, enfrenta o risco de encerramento de suas atividades. A empresa, que opera há 52 anos no município e conta com 1.360 funcionários diretos, sofre com paralisações pontuais da linha de produção e registra 25% de ociosidade em sua capacidade fabril.

Originada da antiga divisão de pneus pesados da Pirelli, a Prometeon é especializada na fabricação de componentes para caminhões, ônibus e tratores agrícolas. A crise enfrentada pela unidade gaúcha decorre do avanço de tarifas de 25% impostas às exportações destinadas aos Estados Unidos — um dos principais mercados da planta — somado à forte entrada de pneus originários da China, Índia e Vietnã com preços considerados abaixo do custo de fabricação (prática de dumping).

Resumo da situação da fábrica da Prometeon em Gravataí:

  • Impacto Social: Risco de fechamento ameaça 1.360 postos de trabalho diretos em Gravataí.

    Continua após a publicidade
  • Capacidade Fabril: Operação gaúcha registra 25% de ociosidade na produção.

  • Causas Principais: Tarifa de 25% para exportações aos EUA e alegação de dumping por importações maciças da Ásia (China, Índia e Vietnã).

  • Ações Locais: Reuniões do prefeito Luiz Zaffalon e executivos com o Governo do Estado do RS, que antecipou a retirada da substituição tributária (ST) do ICMS.

    Continua após a publicidade
  • Cobrança Federal: Setor aguarda definição do Governo Federal sobre aplicação de tarifas e sobretaxas antidumping.

Diante do cenário, executivos da Prometeon reuniram-se com a Prefeitura de Gravataí e com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul em busca de alternativas. Entre as medidas estaduais adotadas esteve a antecipação da retirada da substituição tributária (ST) do ICMS para o setor. Contudo, a direção da empresa e entidades industriais destacam que a recuperação depende de intervenção do Governo Federal com a aplicação de sobretaxas antidumping, cujas investigações estão em andamento pela União.