Um homem de 70 anos morreu após cair no Rio Taquari, na Serra Gaúcha, na manhã desta quinta-feira (23). A vítima foi identificada como Luiz Antonio Glanert, pai de Adriana Glanert, moradora que registrou, no dia anterior, o momento em que uma casa foi arrastada pela correnteza na região.
Conforme as informações apuradas, Luiz Antonio estava em uma pequena embarcação de madeira acompanhado do filho quando teria passado mal e caído na água. As circunstâncias exatas ainda deverão ser esclarecidas. O filho conseguiu retirar o pai do rio e constatou que ele estava em parada cardiorrespiratória. Moradores que se encontravam às margens prestaram auxílio enquanto as equipes de emergência eram acionadas.
A ocorrência foi atendida pela 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves. Ao chegar ao local, a guarnição iniciou imediatamente as manobras de reanimação cardiopulmonar. Os procedimentos continuaram até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que passou a atuar em conjunto com os bombeiros. Apesar das tentativas de reanimação, Luiz Antonio não apresentou sinais vitais. O médico do Samu confirmou a morte no local.
A Brigada Militar de Santa Tereza assumiu o registro da ocorrência e as providências legais. O velório de Luiz Glanert acontece na Capela Bom Conselho, na Linha Colussi, em Monte Belo do Sul. Seu sepultamento está marcado para as 15h, no Cemitério da Comunidade de Santa Barbara, em São Valentim do Sul.
A morte ocorreu um dia depois de Adriana Glanert divulgar imagens de uma casa sendo arrastada pela forte correnteza na Linha Alcântara, em Bento Gonçalves. A estrutura foi levada pelas águas em direção ao rio. Não houve registro de pessoas feridas naquele episódio.
Ao lamentar a morte do pai, Adriana publicou uma mensagem emocionada:
“Ontem, o rio levou uma casa, hoje, meu pai.”
Continua após a publicidade
Segundo o Corpo de Bombeiros, a morte de Luiz Antonio não possui relação direta com o evento climático que atinge o Rio Grande do Sul.