A Guarda Civil Municipal (GCM) de Bento Gonçalves capturou, no início da noite desta segunda-feira (13), um homem de 50 anos que estava na condição de foragido do sistema prisional. A prisão ocorreu durante um patrulhamento de rotina no bairro São Vendelino.
De acordo com o boletim de ocorrência, a guarnição realizava rondas preventivas pela região quando avistou o suspeito em via pública. Como os agentes já possuíam informações prévias sobre a situação dele, procederam com a abordagem imediata e a identificação do indivíduo.
Durante a consulta ao sistema informatizado de segurança, foi confirmado que contra o homem havia um mandado de prisão preventiva em aberto. O documento judicial foi expedido pela 1ª Vara de Execução Criminal Regional de Caxias do Sul, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).
Diante dos fatos, o foragido recebeu voz de prisão e foi encaminhado pelos guardas municipais à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Bento Gonçalves para o registro cartorário da ocorrência. Após os trâmites legais, ele foi reconduzido ao sistema prisional e permanece à disposição do Poder Judiciário. A GCM relembrou que a comunidade pode colaborar com denúncias anônimas de segurança através do telefone de emergência 153.