Cultura Artes Plásticas
Casa das Artes de Bento exibe retrospectiva de Orlikowski
Primeira mostra após o falecimento do artista plástico reúne acervos privados e doações inéditas na Sala Anastácio Orlikowski até o fim do mês
22/06/2026 19h24 Atualizada há 2 horas
Por: Redação
Foto: Divulgação

As cores, as paisagens e as transformações urbanas que ajudaram a moldar a identidade visual e a memória da Serra Gaúcha ganham um espaço de reencontro com o público nesta quinzena. A Fundação Casa das Artes sedia até o dia 30 de junho a exposição “Orlikowski: Memória e Permanência”, que resgata a sensibilidade e a vasta produção do pintor Anastácio Orlikowski. O evento marca a primeira grande retrospectiva dedicada ao artista plástico desde o seu falecimento, ocorrido em 2017.

Acolhido por Bento Gonçalves no final da década de 1970, o pintor transformou o município em sua morada e principal fonte de inspiração. Sob a curadoria da artista visual Juliana Desconsi, a seleção de quadros reconstrói uma cartografia afetiva, retirando as telas de galerias fechadas para devolvê-las ao convívio direto com a comunidade que o artista sempre defendeu.

Acervos particulares e preservação do patrimônio

A montagem da exposição em Bento Gonçalves foi estruturada a partir da colaboração de moradores locais e de novos aportes ao patrimônio público:

Na avaliação do secretário de Cultura, Evandro Soares, Orlikowski conseguiu criar uma linguagem estética única e cativante na região, fazendo com que sua produção rompesse os limites institucionais e passasse a fazer parte do cotidiano de residências e entidades locais.

Serviço da mostra