Geral Descaso
Moradores e empresas de Tuiuty sofrem com até 20 horas sem energia
Empreendimentos turísticos e famílias do distrito de Bento Gonçalves relatam descaso da RGE com quedas de energia constantes.
25/03/2026 13h01 Atualizada há 3 meses
Por: Marcelo Dargelio
Moradores e empresas tiveram diversos transtornos em quase um dia inteiro sem energia - Foto: Imagem criada por IA

Moradores e empresários da localidade de São Valentim, localizada no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves, chegaram ao limite da paciência com o serviço de fornecimento de energia elétrica. Nesta terça-feira (24), a região enfrentou um ciclo de quase 20 horas ininterruptas de escuridão. Segundo os relatos, o apagão em São Valentim ocorre de forma crônica, mesmo em dias de céu limpo e sol forte.

A falta de investimentos na infraestrutura por parte da concessionária e a dificuldade de comunicação direta têm gerado indignação entre as famílias locais e provocado prejuízos financeiros severos para o turismo na Serra Gaúcha.

"Qualquer coisinha ficamos sem luz"

A situação tornou-se insustentável para os empreendedores locais. Jô Tomasi, proprietária da Afeto Pousada, localizada na BR-470 (km 207), relata que a última falta de luz ultrapassou as 15 horas de duração, mesmo sem qualquer registro de chuva no distrito.

A empresária suspeita que a rede da RGE esteja sobrecarregada ou que o transformador local seja insuficiente para suprir a demanda que cresceu no período pós-pandemia. Para o setor hoteleiro, o prejuízo é direto e gera constrangimentos. Sem energia, Jô precisa improvisar o atendimento aos hóspedes. Já houve casos de turistas tomando banho frio ou precisando se deslocar até postos de gasolina na BR-470 apenas para usar um secador de cabelo.

Continua após a publicidade

O preparo das refeições também é afetado. "Já servi café da manhã com liquinho... fazer as coisas do jeito que dá, na panela, na chaleira, porque o forno não funciona", lamenta a proprietária. Sem o funcionamento de ares-condicionados ou ventiladores, os hóspedes são obrigados a dormir com as janelas abertas, lidando com o incômodo dos pernilongos.

Quedas de energia: um problema de duas décadas

O calvário no interior não é recente. Márcia Elisa Pelegrini Elias, que reside na localidade há 20 anos, afirma que as quedas de energia são um problema histórico, mas que se intensificaram drasticamente nos últimos cinco anos.

A moradora relata uma forte sensação de abandono. "Dá a impressão que desligam a rede, termina o turno e deixam lá", desabafa Márcia, destacando a revolta de ficar no escuro enquanto vizinhos do outro lado do asfalto continuam com o abastecimento normal.

Continua após a publicidade

O cenário crítico não é exclusividade de São Valentim. Moradores de rotas turísticas importantes, como o Vale dos Vinhedos, além dos municípios vizinhos de Monte Belo do Sul e Santa Tereza, também relatam apagões constantes, instabilidade e queima de eletrodomésticos. A comunidade aponta que o agravamento geral ocorreu após as enchentes de 2024 (há dois anos), sem que a manutenção da rede elétrica acompanhasse a necessidade de reconstrução da região.

Resposta da concessionária e ações paliativas

Procurada para comentar os transtornos, a CPFL RGE limitou-se a emitir uma nota informando que "uma equipe esteve no local e o serviço foi normalizado às 12h15 desta terça-feira, 24".

Para os moradores e empresários afetados, a resposta técnica é insuficiente. Reuniões anteriores realizadas com vereadores e registros formais no Procon chegaram a surtir efeito, mas a normalidade durou apenas um mês antes que os apagões retornassem à rotina do distrito.

Como solicitar ressarcimento por danos elétricos e fazer denúncias

Para os consumidores que sofrem com o péssimo serviço prestado, existem medidas que ajudam a formalizar as reclamações e buscar os direitos garantidos por lei: