Dois homens morreram em confronto com policiais da Brigada Militar na noite deste domingo (21), no interior de Caxias do Sul, após um assalto a residência ocorrido horas antes no município. A ação foi conduzida por equipes do 4º Batalhão de Polícia de Choque (4º BPChq) e resultou ainda na prisão de três homens e uma mulher, além da apreensão de armas, munições, veículos e outros materiais ligados ao crime. Nenhum policial ficou ferido.
De acordo com informações repassadas pelo major Soccol, comandante do 4º BPChq, o confronto ocorreu na localidade de Estrada Zona Lise, no distrito de Fazenda Souza, durante buscas ininterruptas aos autores de um roubo a residência registrado na localidade de Água Azul, distrito de Santa Lúcia do Piaí.
Na ação criminosa, os assaltantes subtraíram dinheiro, uma caminhonete Toyota/Hilux e uma arma de fogo. A vítima do roubo foi baleada durante o crime.
Durante as diligências, os policiais localizaram dois dos suspeitos escondidos em uma área de mata. Conforme a Brigada Militar, ao perceberem a aproximação das equipes, os indivíduos efetuaram disparos de arma de fogo contra os agentes.
“Os policiais, visando à defesa de suas integridades físicas, repeliram a injusta agressão”, informou o comando do 4º BPChq. Os dois criminosos foram atingidos e morreram no local.
Com os homens, de 39 e 25 anos, foram apreendidos:
uma pistola;
dois revólveres;
munições calibre .38;
munições calibre 9mm;
cartuchos de arma de caça;
facas;
dinheiro;
telefones celulares;
outros materiais relacionados à prática criminosa.
Segundo a Brigada Militar, ambos os mortos possuíam vasta ficha criminal.
O homem de 39 anos acumulava antecedentes por homicídio, tráfico de entorpecentes (duas ocorrências), porte ilegal de arma de fogo (quatro vezes), roubo a estabelecimento comercial, roubo a residência, dano qualificado e receptação (duas vezes).
Já o homem de 25 anos tinha registros por comércio ilegal de arma de fogo, porte ilegal de arma de fogo (três ocorrências) e roubo a residência.
Ainda na noite de domingo, três homens e uma mulher foram presos. Conforme a Brigada Militar, eles teriam se deslocado até a região do confronto com a intenção de resgatar os criminosos. Dois veículos utilizados pelo grupo foram apreendidos, e todos os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
Na manhã de domingo, a caminhonete Toyota/Hilux roubada da vítima foi localizada e recuperada.
A Polícia Civil e o Instituto-Geral de Perícias (IGP) foram acionados para os procedimentos legais no local do confronto. A ocorrência segue em andamento, e as circunstâncias do crime e da ação policial serão apuradas.
A operação, segundo o comando do 4º BPChq, integra o trabalho de enfrentamento aos crimes violentos letais intencionais (CVLI) e aos roubos a residência na região de Caxias do Sul.