O empresário Daniel Panizzi foi eleito, nesta segunda-feira (17), o novo presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) para a gestão 2026-2027. A escolha ocorreu durante Assembleia Geral da entidade, uma das mais influentes da Serra Gaúcha. A posse está marcada para o dia 4 de dezembro, em solenidade que também marcará a despedida do atual presidente, Carlos Lazzari, que deixa o cargo após dois anos e passará a comandar o Conselho Superior da entidade.
Panizzi, que integrou a atual diretoria como Diretor de Relacionamento Vitivinícola, chega ao cargo com forte trânsito entre os setores representados pelo CIC-BG. Ele destaca que assumir a presidência da entidade — que ultrapassou um século de atuação — representa compromisso com o desenvolvimento da cidade.
“O CIC-BG tem um papel essencial na construção do nosso município. Assumir a presidência é retribuir e contribuir para essa trajetória. É uma grande responsabilidade, e meu propósito é colaborar com o crescimento de Bento Gonçalves”, afirmou o novo presidente eleito.
Na nova gestão, Panizzi projeta foco em três pilares centrais para o fortalecimento econômico e social do município: Educação, Saúde e Segurança. Ele antecipa que irá trabalhar para fomentar o empreendedorismo, ampliar ações voltadas ao turismo — setor estratégico para Bento Gonçalves — e qualificar a mão de obra local.
Outro objetivo é aprofundar a integração entre as entidades representativas e o poder público.
“A diretoria foi estruturada para fortalecer a união entre setores produtivos e garantir um diálogo sólido com o poder público. Representaremos Indústria, Comércio e Serviços com equilíbrio e visão conjunta”, destacou.
Continua após a publicidade
A composição completa da nova diretoria será revelada na noite da posse.
Com amplo currículo no setor produtivo, Panizzi presidiu a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) nos biênios 2022-2023 e 2024-2025, além de ter exercido a vice-presidência do Consevitis-RS, órgão que coordena políticas de desenvolvimento da vitivinicultura gaúcha.
Formado em Farmácia pela PUCRS, com especialização na área industrial, o empresário atua desde 2010 na Vinícola Don Giovanni, onde é diretor. Possui ainda MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas e o PDD (Programa de Desenvolvimento de Dirigentes) pela Fundação Dom Cabral.
A solenidade de posse no dia 4 de dezembro marcará a mudança de comando em uma das instituições mais influentes da economia local, que reúne líderes dos três pilares do desenvolvimento regional. Carlos Lazzari encerra sua gestão com forte ritmo de atuação institucional e seguirá ligado à entidade na presidência do Conselho Superior.