Rio Grande do Sul Trânsito
Morador de Garibaldi morre em colisão entre dois caminhões
Motorista de 26 anos foi uma das duas vítimas fatais de acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira, 23.
23/10/2025 14h03
Por: Marcelo Dargelio
Carlos Eduardo Silveira tinha 26 anos e era morador de Garibaldi - Foto: Corpo de Bombeiros/Especial

Um grave acidente envolvendo dois caminhões provocou a morte de dois motoristas e um incêndio de grandes proporções na manhã desta quinta-feira (23), na BR-386, em Fontoura Xavier, no norte do Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu por volta das 6h30min, na altura do km 272 da rodovia, próximo ao Parque de Eventos do município.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão foi frontal e envolveu um caminhão VW 11.180, de Carlos Barbosa, que transportava carga de hortifruti, e um bitrem Scania R440, de Arroio do Meio, carregado com farelo de soja. Com o impacto, os veículos pegaram fogo, e os dois condutores morreram no local.

As vítimas foram identificadas como Carlos Eduardo Rosado Silveira, de 25 anos, morador de Garibaldi, que dirigia o caminhão de frutas, e Ademar Fleck, de 66 anos, residente em Teutônia, que conduzia o bitrem.

Acidente e incêndio

Conforme a PRF, o caminhão de hortifruti seguia no sentido Capital–Interior, tendo saído de Carlos Barbosa com destino a Passo Fundo, enquanto o bitrem vinha no sentido oposto, de Passo Fundo para Arroio do Meio. A colisão frontal foi tão forte que parte da carga de frutas ficou espalhada pela pista, e o motorista de Garibaldi foi arremessado para fora da cabine.

Continua após a publicidade

O outro veículo ficou totalmente destruído pelas chamas, e o condutor, carbonizado entre as ferragens. O Corpo de Bombeiros foi acionado e levou mais de duas horas para controlar o incêndio e realizar o resfriamento dos veículos, que ficaram completamente danificados.

Trânsito bloqueado e perícia

A pista ficou totalmente bloqueada por cerca de três horas, até a liberação parcial do tráfego por volta das 9h, no sistema pare e siga.
Equipes da CCR ViaSul, PRF de Lajeado e da perícia criminal do IGP trabalharam na ocorrência, realizando os levantamentos técnicos e a remoção dos caminhões.

Por volta das 11h15, o trânsito foi parcialmente restabelecido, mas a previsão era de liberação total apenas entre 14h e 15h desta quinta-feira.

Continua após a publicidade

A morte de Carlos Eduardo Rosado Silveira, natural de Rosário do Sul e morador de Garibaldi, gerou comoção na Serra Gaúcha. O jovem era conhecido no transporte regional de cargas hortifrutigranjeiras e havia saído para mais uma viagem de rotina. A empresa que ele trabalhava era da cidade de Boa Vista do Sul. 

A outra vítima fatal, Ademar Fleck, era morador em uma localidade no interior do município de Teutônia, no Vale do Taquari. Ele era natural de Roca Sales.