Rio Grande do Sul Heroísmo
Adolescentes formados no Bombeiro Mirim salvam grupo em incêndio de ônibus
Jovens foram responsáveis por garantir que todos os ocupantes do coletivo saíssem ilesos do local.
04/10/2025 11h40
Por: Marcelo Dargelio
Ação dos ex-bombeiros mirins foi fundamental para evitar uma tragédia - Foto: Paulo Cezar Pardelhas/Especial

Um grave incêndio em um ônibus que transportava estudantes em Porto Alegre, nesta sexta-feira (3 de outubro), poderia ter terminado em tragédia. No entanto, a ação rápida de adolescentes egressos do Projeto Bombeiro Mirim, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, foi decisiva para salvar dezenas de vidas.

O veículo transportava 58 adolescentes, entre 17 e 18 anos, do Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio. Ao perceberem as chamas e a fumaça, os jovens que participaram do programa de formação de bombeiros mirins aplicaram os ensinamentos aprendidos no projeto e conseguiram retirar todos os ocupantes do ônibus com segurança.

Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas foram encaminhadas ao hospital para observação, devido à inalação de fumaça, mas não houve feridos graves.

Formação que salva vidas

O Projeto Bombeiro Mirim é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar que busca formar crianças de 10 a 12 anos, transmitindo conhecimentos sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes, disciplina e cidadania.

Continua após a publicidade

Atualmente, o programa está presente em todos os pelotões do 5° Batalhão de Bombeiro Militar (5°BBM), que possui sede em Caxias do Sul e atende 70 municípios das regiões dos Campos de Cima da Serra, Serra Gaúcha e Hortênsias. São mais de 300 crianças em formação.

De acordo com a corporação, os adolescentes de Vacaria, que já haviam concluído o curso, colocaram em prática os aprendizados adquiridos e evitaram um desfecho trágico.

Exemplo de cidadania e prevenção

A história evidencia a importância social do Projeto Bombeiro Mirim, que vai além da formação disciplinar: prepara jovens para situações reais de risco, desenvolvendo neles senso de responsabilidade e cuidado com a comunidade.

Continua após a publicidade

Graças à atuação destes ex-alunos, um episódio que poderia entrar para a lista das maiores tragédias recentes do Estado se transformou em exemplo de prevenção, coragem e solidariedade.