O supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), engenheiro Adalberto Jurach, estará em Bento Gonçalves nesta terça-feira (2), a partir das 14h45, para participar de uma Reunião Pública a convite da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social da Câmara Municipal. O encontro terá como foco a apresentação dos trabalhos que vêm sendo realizados pelo órgão na BR-470, uma das principais rodovias da Serra Gaúcha.
Desde as enchentes e deslizamentos ocorridos em maio de 2024, o DNIT intensificou as ações de recuperação no trecho entre Bento Gonçalves e Veranópolis. Mais de R$ 500 milhões estão sendo investidos em obras que incluem a reconstrução de pontos críticos, reforço de encostas e restauração do asfalto. O objetivo é garantir maior segurança aos motoristas e restabelecer a plena trafegabilidade em uma rodovia estratégica para a economia da região, que concentra escoamento de produção agrícola, industrial e turística.
Um dos pontos de maior expectativa para a reunião é se o superintendente abordará a possibilidade de construção de um novo acesso para substituir a ponte Ernesto Dorneles, que liga Bento Gonçalves a Veranópolis e completou recentemente 70 anos de uso. A estrutura, considerada histórica, vem sendo alvo de debates sobre sua capacidade de atender à demanda crescente de tráfego na região. Atualmente, a ponte passa por obras de reconstrução realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), dentro do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE). O investimento é de R$ 12,9 milhões, com prazo de execução de 12 meses.
O encontro será conduzido pelo presidente da Comissão de Infraestrutura, vereador Thiago Fabris (Progressistas). Também compõem a comissão os vereadores Joel Bolsonaro (PL, vice-presidente), Moisés Scussel (MDB), Sidinei da Silva (PSDB), Volmar Giordani (Republicanos) e Volnei Christofoli (Progressistas).
A reunião será aberta ao público e terá transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal de Bento Gonçalves: TV Câmara Bento e Facebook (@camarabento).
Com a presença do DNIT, a expectativa é de que a comunidade receba informações detalhadas sobre o cronograma das obras, prazos de entrega e eventuais novos investimentos previstos para a BR-470, considerada o “coração logístico” da Serra Gaúcha.