Negócios Empreendedorismo
Estudantes de Bento concluem projeto Miniempresa e são premiados
Iniciativa liderada pelo CIC-BG em parceria com a Junior Achievement promoveu cultura empreendedora em nove escolas da cidade; duas empresas escolares foram premiadas.
24/07/2025 11h00
Por: Marcelo Dargelio
Alunos da Escola Bom Retiro foram premiados pela Gestão da Produção - Fotos: Ângela Peron/Especial

BENTO GONÇALVES — Após 13 semanas de imersão no universo do empreendedorismo, estudantes do ensino médio de Bento Gonçalves celebraram a conclusão do projeto Miniempresa, da Junior Achievement, formando-se como verdadeiros miniempresários. A cerimônia de diplomação ocorreu no último sábado (19), em Caxias do Sul, e marcou o encerramento de mais um ciclo de uma das mais reconhecidas iniciativas de educação empreendedora no Brasil.

Viabilizado na cidade pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), o projeto teve a participação de nove escolas do município, que desenvolveram empresas estudantis do zero, com foco em inovação, trabalho em equipe e visão de mercado.

Formação empreendedora no contraturno escolar

Durante o programa, os alunos participaram de aulas semanais no contraturno escolar, guiadas por mentores voluntários, chamados de advisers, que ofereceram suporte técnico em quatro pilares estratégicos: finanças, marketing, recursos humanos e produção. A partir desses conhecimentos, os estudantes criaram produtos, estruturaram empresas e planejaram estratégias de comercialização e posicionamento de marca.

As escolas participantes e suas respectivas empresas foram:

Continua após a publicidade

“É fundamental que escolas e entidades abracem essa causa. O estímulo ao empreendedorismo jovem é uma das chaves para formar cidadãos preparados para os desafios do século XXI”, destaca Ângela Cavalet Peron, coordenadora do projeto no CIC-BG.

Premiação reconhece criatividade e gestão

Alunos da Escola Landell de Moura foram premiados como Empresa Criativa

 

O evento de diplomação também celebrou os destaques entre as 21 escolas participantes das cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha e São Marcos. Entre as empresas estudantis premiadas, duas de Bento Gonçalves se destacaram:

Além disso, a adviser Silvania Rosatto foi reconhecida com o troféu de Destaque em Processo de Produção, reforçando o papel essencial dos mentores na jornada empreendedora dos jovens.

O projeto Miniempresa integra a metodologia da Junior Achievement, uma das maiores organizações de educação prática do mundo, presente em mais de 100 países. A proposta é simples e eficaz: ensinar na prática como funciona o mundo dos negócios, despertando o protagonismo dos jovens e conectando-os com o mercado de forma real.

Em um cenário em que habilidades como liderança, inovação e adaptabilidade se tornam cada vez mais valiosas, o projeto representa uma oportunidade concreta de transformação social por meio da educação empreendedora.