Educação Educação
Lideranças regionais de educação participam de oficina sobre o uso de governança de dados
Na manhã desta quinta-feira (29/5), as lideranças das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) participaram de uma oficina com foco nas atual...
29/05/2025 18h56
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS

Na manhã desta quinta-feira (29/5), as lideranças das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) participaram de uma oficina com foco nas atualizações do painel de Governança na Educação, abordando roteiros de indicadores referentes à frequência, aulas dadas e execução do Agiliza, programa, criado em 2021, que já destinou mais de R$ 500 milhões às escolas da Rede Estadual desde a sua implementação. Na educação, área tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o propósito do governo é com o futuro do estudante, do professor e da sociedade.

O encontro foi conduzido por Guilherme Simionato, coordenador do Centro de Educação Baseado em Evidências da Secretaria da Educação (Seduc), e marcou um momento estratégico de troca de experiências e planejamento entre representantes regionais da rede estadual de ensino. Durante a reunião, Simionato apresentou dados atualizados de maio e destacou avanços importantes na implementação de planos de ação voltados a estudantes em risco de evasão.

Segundo ele, quase 70% dos alunos identificados como em risco alto ou crítico já receberam acompanhamento individualizado. “A rede está mostrando um engajamento surpreendente. Estamos começando a ver resultados consistentes, com orientadores educacionais assumindo protagonismo e produzindo planos de ação em escala significativa. Ainda há desafios, mas os dados mostram que estamos no caminho certo”, afirmou.

Continua após a publicidade

Os coordenadores também compartilharam práticas exitosas em seus territórios, levantaram necessidades locais e discutiram formas de aprimorar a atuação conjunta em prol da permanência e da aprendizagem dos estudantes. O encontro integra um ciclo de três dias de atividades com as lideranças das CREs, realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), voltado ao fortalecimento das políticas educacionais baseadas em evidências no Estado.

Texto: Mariana Gomes/Ascom Seduc
Edição: Secom