Bairros Saúde
Bento Gonçalves amplia atendimento médico nas unidades de saúde
A partir de 2 de junho, mais dois médicos atenderão na UPA 24 Horas e mais um no PA Zona Norte.
27/05/2025 08h56 Atualizada há 10 horas
Por: Marcelo Dargelio
Aumento no número de médicos visa desafogar o grande número de pessoas na UPA 24 Horas - Foto: Reprodução/Especial

Com a chegada das baixas temperaturas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou novas medidas para reforçar o atendimento nas unidades de saúde de Bento Gonçalves. A ação faz parte do Programa Inverno Gaúcho com Saúde, desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, e busca enfrentar o aumento nos casos de doenças respiratórias, comuns nesta época do ano.

Entre as iniciativas já realizadas estão a compra de 10 leitos em Carlos Barbosa, aquisição de novos equipamentos e a contratação de profissionais para a abertura de um novo andar de internação voltado a pacientes respiratórios. A partir de 2 de junho, o atendimento à população será ampliado com a presença de mais médicos em três pontos da cidade.

A UPA 24h contará com dois médicos extras no turno da noite, entre 18h e 22h, todos os dias. No Pronto Atendimento da Zona Norte, será incluído um médico adicional, atuando das 14h às 20h diariamente. Já a Unidade de Saúde da Zona Sul, no bairro Botafogo, terá atendimento exclusivo para casos leves respiratórios, das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira, ajudando a desafogar o fluxo da UPA. As ações seguem até agosto, período de maior demanda por serviços médicos, especialmente em função do crescimento dos casos de síndromes gripais.

A secretária de Saúde, Daiane Piuco, explicou que o município tem feito um acompanhamento diário da demanda. “Estamos monitorando o número de atendimentos e o avanço dos casos respiratórios. O programa vai ampliar a capacidade de resposta da rede pública e garantir maior agilidade no atendimento”, afirmou.

Continua após a publicidade