A Wine South America 2025, maior feira internacional do vinho da América Latina, será aberta oficialmente com a presença do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e do cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso. O evento ocorre de 6 a 8 de maio, no Fundaparque, em Bento Gonçalves (RS), e terá a Itália como país destaque nesta 5ª edição.
Organizada pela Veronafiere, por meio da controlada brasileira Milanez & Milaneze, a feira reunirá mais de 7 mil visitantes profissionais e promove um intercâmbio entre vinhos italianos e brasileiros, consolidando-se como referência no setor vitivinícola.
Um dos pontos centrais do evento será o Pavilhão Italiano, coordenado pela Italian Trade Agency (ITA), também conhecida como Agência ICE no Brasil. Com liderança de Milena Del Grosso, o espaço trará 23 empresas italianas e 256 rótulos de vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes, representando as mais tradicionais regiões vitivinícolas da Itália, como Piemonte, Toscana, Sicília, Vêneto, Emília-Romanha, Friuli-Venezia Giulia, entre outras.
Além dessas, outras 24 vinícolas italianas participarão da feira com estandes próprios, ampliando a presença da Itália na Wine South America e reforçando o posicionamento do país como líder mundial em produção e exportação de vinhos.
O embaixador Alessandro Cortese destacou a relevância da parceria entre os dois países: “Valorizar a Wine South America é valorizar o esforço das empresas brasileiras e italianas no setor do vinho, que tem papel essencial nas economias e culturas de ambos os países.”
A feira também contará com a presença de autoridades italianas, como o secretário de Cultura do Vêneto, Cristiano Corazzari, e o secretário de Agricultura do Friuli Venezia Giulia, Stefano Zannier.
Durante os três dias de evento, estão programadas rodadas de negócios, masterclasses e a presença de delegações internacionais de compradores do Brasil, Equador, México, Colômbia, Venezuela, Chile, Peru e Argentina, convidados pela Agência ICE. O objetivo é fomentar relações comerciais e promover os vinhos italianos no mercado sul-americano.
A Wine South America faz parte do circuito internacional da Vinitaly, feira realizada anualmente na Itália. Na edição de 2025, a Vinitaly atraiu 97 mil profissionais, sendo 32 mil compradores internacionais de 130 países, consolidando a força da Itália no mercado global de vinhos.