Entretenimento Estilo de Vida
Poder do lúdico pode ajudar na inclusão e diversidade
Desde a infância, crianças aprendem muito com músicas: como tomar banho, alimentação, importância dos nutrientes, entre outros temas. “Tubinho mági...
07/04/2025 16h16
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino

De acordo com pesquisas e estudos universitários, o lúdico tem um papel importante no aprendizado infantil, sendo reconhecido por educadores e pesquisadores. Entre os benefícios, é possível destacar: desenvolvimento cognitivo (estimulação da criatividade e resolução de problemas), desenvolvimento social e emocional (trabalho em equipe, expressão de emoções), desenvolvimento físico (coordenação motora, saúde e bem-estar), motivação, engajamento e aprendizagem holística. 

As crianças costumam aprender muito com músicas: como tomar banho, alimentação, importância dos nutrientes, entre outros. A alimentação enteral é essencial para milhares de famílias, como a de Caroline Gorisch, mãe de Katherine, de cinco anos, que enfrenta complicações como microcefalia e traqueostomia. De acordo com ela, Katherine estuda em escola regular e, para chegar lá, Caroline passou por uma série de desafios com ambientes despreparados para lidar com as necessidades da filha – desde a falta de conhecimento dos professores até a curiosidade das crianças ao lidar com o diferente. “A alimentação enteral, que ainda é cercada de muitos preconceitos, é algo que a cada dia nos mostra a importância da inclusão. O lúdico tem esse poder de abrir diálogos, tanto entre pais e adultos quanto entre as crianças, mostrando que a deficiência não é uma doença, mas uma característica que faz parte da vida dessas crianças, e isso é transformador", explica Caroline.

Carla Berrido, mãe de Bernardo, de sete anos, conta que a criança nasceu com hidrocefalia e mielomeningocele. Segundo ela, Bernardo passou por inúmeras cirurgias e hoje depende da nutrição enteral para manter seu desenvolvimento saudável. A trajetória de Carla e seu filho é marcada por desafios contínuos, desde os primeiros dias de vida do Bernardo até os momentos em que tiveram que se adaptar a uma nova realidade alimentar e superar o estigma que muitas vezes acompanha o uso de sondas. Hoje, quando passeia com Bernardo no shopping, Carla enfrenta muitos olhares curiosos e até comentários como “mas por que não dá um lanche pra ele? Ele olha vocês e fica com vontade”. "É preciso aumentar o conhecimento sobre a alimentação enteral, de uma forma de inclusão que realmente toque o coração das pessoas e não apenas explique algo tão importante de maneira leve, mas também abra espaço para que outras pessoas, tanto crianças quanto adultos, compreendam e aceitem essa realidade", explica Carla.

Continua após a publicidade

O Tubinho Mágico: música sobre alimentação enteral

Para apoiar na inclusão, a Prodiet Medical Nutrition lançou a música "Tubinho Mágico", uma canção infantil sobre alimentação enteral. O objetivo é promover a inclusão de crianças que utilizam a alimentação enteral como parte essencial de sua rotina, trazendo à tona, de forma lúdica e sensível, a importância da nutrição para todos.

"A ideia de criar uma música surgiu da vontade de incluir as crianças que usam a alimentação enteral e que muitas vezes se sentem excluídas socialmente por conta de suas limitações alimentares. O lúdico é uma forma de aproximar, de incluir, e estamos felizes em poder contribuir para essa causa", afirma Bernadete Amorim dos Santos, diretora comercial da Prodiet. 

Continua após a publicidade

“Normalmente, as crianças aprendem sobre alimentação com cantigas infantis. Mas, até hoje, não havia nenhuma sobre alimentação enteral e, para muitas, a sonda é a única maneira de receber nutrientes. Desenvolvemos o 'Tubinho Mágico' como uma maneira de conscientização e inclusão e, mais do que isso, para que a canção seja utilizada por médicos, nutricionistas e professores na hora de explicar as diferenças e a importância do cuidar”, explica Mariana Motta, head de marketing e inovação da Prodiet.

A música atinge pais, mães e educadores em todo o Brasil. "Queremos furar a bolha do preconceito e mostrar que essas crianças, como qualquer outra, têm o direito de participar de momentos comuns, como a alimentação, de forma lúdica e especial”, afirma Mariana.

A música "Tubinho Mágico" está disponível nas principais plataformas de música e também pelas redes sociais da Prodiet.