Geral Sistema prisional
Luciano Lindemann é o novo superintendente da Polícia Penal
Luciano Lindemann assume o cargo de superintendente da Polícia Penal. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (14/3)...
14/03/2025 13h27
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS

Luciano Lindemann assume o cargo de superintendente da Polícia Penal. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (14/3), e o processo de transição de gestão foi iniciado no dia 7 de março, de forma alinhada com a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS).

Lindemann estava à frente da Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA), antigo Presídio Central, desde agosto de 2023, quando ocorreu a troca de comando do estabelecimento, passando da Brigada Militar para a Polícia Penal.

Natural de Porto Alegre, é agente penitenciário desde 2007 e possui formação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e em Gestão de Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina, além de especialização em Gestão Integrada da Segurança Pública pela mesma instituição.

Continua após a publicidade

Na Polícia Penal, atuou na Penitenciária Modulada Estadual de Osório de 2007 a 2008, foi chefe de segurança do Presídio Estadual de Taquara em 2008 e chefe-adjunto da Assessoria de Inteligência do Gabinete do Superintendente em 2009. Como diretor, comandou o Instituto Penal de Canoas de 2009 a 2012; o Presídio Estadual de São Leopoldo em 2012; o Departamento de Segurança e Execução Penal em 2016; o Instituto Psiquiátrico Forense de 2021 a 2023; e, por fim, a Cadeia Pública de Porto Alegre de 2023 a 2025.

O novo superintendente também já foi delegado da 1ª Região Penitenciária, com sede em Canoas, no período de 2012 a 2016, além de ter sido assessor da direção do Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier de 2016 a 2021.

“Assumo o novo cargo com o compromisso de seguir no fortalecimento da segurança do nosso sistema prisional, promover a ressocialização dos apenados e manter um diálogo constante com nossos servidores. Agradeço ao titular da SSPS, Luiz Henrique Viana, e ao governador Eduardo Leite pela oportunidade. Estaremos abertos ao diálogo e à construção de soluções conjuntas com os servidores, sempre com o objetivo de fortalecer a Polícia Penal como instituição essencial à segurança pública do Rio Grande do Sul”, afirmou Lindemann.

Continua após a publicidade

Com foco na segurança, o novo superintendente assume o sistema prisional gaúcho em um momento histórico, com investimentos que ultrapassam R$ 1 bilhão em novas unidades prisionais, reforma das atuais estruturas, equipamentos, material bélico e tecnologias.

Texto: Ascom SSPS
Edição: Secom