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CSCs crescem no Brasil com foco em automação e eficiência
Pesquisa aponta que 39% dos CSCs possuem um time próprio que realiza a automação de processos para a companhia, reforçando ganhos em produtividade ...
28/01/2025 15h07
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino

Informações recentes da MIA – Market Intelligence Application, plataforma de dados do IEG sobre os Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) no Brasil, apontam avanços significativos no setor, reforçando a relevância desse modelo para a competitividade empresarial.

De acordo com o levantamento feito pela MIA, em 2024, o mercado brasileiro de CSCs manteve o crescimento, com um número maior de empresas aderindo ao modelo. Entre aquelas que já possuíam CSCs consolidados, houve uma ampliação do escopo de atuação e maior implementação de automação em seus processos.

A MIA também ressaltou que os processos transacionais permanecem como a estrutura principal dos CSCs. As funções de Contas a Pagar (90%) e Contas a Receber (80%) estão entre as mais frequentemente alocadas nos Centros.

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Porém, os CSCs estão passando por uma transformação, deixando de ser vistos apenas como centros de custo para se destacarem como hubs de inovação e excelência, fornecendo serviços estratégicos. De acordo com a plataforma de dados do IEG, atualmente, 39% dos CSCs disponibilizam soluções de automação de processos para as áreas de negócio.

Lara Pessanha, sócia do IEG e responsável pela área de Inteligência de Mercado da empresa, reforça o papel essencial da tecnologia para impulsionar a eficiência em um CSC, pois essa funcionalidade pode reduzir os custos e melhorar a qualidade das entregas.

“Vale destacar o avanço da Inteligência Artificial (IA), que começou a ganhar mais espaço na estratégia dos CSCs brasileiros, devido ao seu enorme potencial de transformação e inovação”, ressalta.

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Segundo a profissional, com o crescente reconhecimento dos benefícios da excelência operacional, o mercado de CSCs no Brasil continua a se expandir, impulsionado por avanços tecnológicos, consultorias especializadas e uma gestão cada vez mais integrada.

Para 2025, Lara destaca que os CSCs passam a atuar como aliados estratégicos dos negócios, utilizando dados e tecnologia para construir uma estrutura inteligente, capaz de transformar e otimizar as operações de forma contínua.

“Com processos de ponta a ponta, profissionais qualificados e voltados para proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes, os CSCs redefinem o padrão de excelência”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar https://ieg.com.br/