Tecnologia Tecnologia
Lockers inteligentes otimizam entregas do e-commerce
Soluções inteligentes oferecem praticidade aos consumidores e otimizam a logística de entregas, impulsionando a satisfação no setor
16/12/2024 11h30
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino

As entregas em horário comercial sempre foram um tormento para os consumidores que compram produtos através da internet. A expectativa de receber a mercadoria antes das 18h acaba obrigando muitos clientes a evitarem sair de casa para encontrar com o entregador. A boa notícia é que já existem soluções inteligentes para garantir eficiência no chamado last mile – a última etapa da entrega do produto ao consumidor – para as empresas do setor.

As entregas 24/7, ou seja, que funcionam 24 horas por dia, nos sete dias da semana, não necessariamente forçam a criação de uma logística de entrega até mesmo de madrugada, mas garantem que o consumidor poderá pegar seu produto em qualquer hora que lhe convier. Isso é possível graças aos lockers, os armários inteligentes que dão acesso exclusivamente ao destinatário a qualquer hora do dia.

“O consumidor pode ir trabalhar tranquilamente, cumprir com sua rotina sem se preocupar com o risco de não conseguir receber o entregador num momento em que ele não estiver em casa. Essa é uma facilidade que só é possível porque a empresa responsável pela entrega pode oferecer diversos pontos de captação do produto”, explica Gabriel Peixoto, proprietário da empresa Meu Locker, que atua no fornecimento de armários inteligentes.

Continua após a publicidade

“A partir do uso de uma rede de armários inteligentes em diversos endereços, o comprador não fica mais restringido à opção de receber o produto somente no endereço de casa ou do trabalho”, afirma o empresário. Outro aspecto positivo, observa Peixoto, é que a oferta de armários inteligentes para recepção da mercadoria evita que o produto seja entregue a um terceiro, como um vizinho ou o porteiro do prédio.

“Isso aumenta o nível de segurança e de privacidade em relação às compras via e-commerce. Para ele, essas são duas das fragilidades que ainda persistem nos serviços de compras on-line, e que vão na contramão do crescimento do comércio digital em todo o mundo”, completa.

“Mas são limitações que tendem a ser eliminadas. Não é necessário ter esse contato direto com o entregador nem ter de se submeter a um horário comercial. A entrega pode ser feita durante o dia, e o consumidor, através de uma senha pessoal fornecida pelo vendedor, ter acesso ao produto em qualquer outro horário que ele queira”, pontua o proprietário da Meu Locker.

Continua após a publicidade