Negócios Boa Notícia
Casa da Ovelha brilha e conquista medalhas em concurso mundial de queijos
Um dia após o susto com um incêndio, empresa conquistou reconhecimento no World Cheese Awards, cidade portuguesa de Viseu.
21/11/2024 09h59
Por: Marcelo Dargelio
Queijos da Casa da Ovelha fizeram bonito no 36º World Cheese Awards

Um ditado antigo diz que depois da tempestade vem a bonanza. E com a Casa da Ovelha, pode-se dizer que isso aconteceu de verdade. Após ser acometida por um incêndio em um de seus galpões na quinta-feira, 14 de novembro, a emprsaa conquistou medalhas importantes em um concurso de queijos realizado em Portugal, um dos mais reconhecidos do mundo. A premiação ocorreu no dia 15 de novembro, um dia após o susto com o sinistro.

A equipe da Casa da Ovelha conquistou na sexta-feira, 15 de novembro, duas medalhas de bronze na 36ª edição do World Cheese Awards, realizada na pequena cidade portuguesa de Viseu, em Portugal. O evento, reconhecido como o maior e mais prestigiado concurso de queijos do mundo, contou com 4.786 queijos participantes, avaliados 240 jurados de 30 países. Os queijos premiados foram o sofisticado, Queijo Pecorino Toscano 500 dias, que impressionou os jurados com sua complexidade e sabor autêntico, e o delicado Labneh Natural, elogiado por sua cremosidade e frescor incomparáveis. O queijo Labneh é indicado para pessoas que precisam seguir uma dieta com restrição de lactose. 

O queijo campeão mundial deste ano foi o Queijo Solheira Tradicional (queijo de ovelha amanteigado), da Quinta Pomar, um bolo cremoso 100% ovelha, feito com coalho vegetal na Serra da Gardunha, em Portugal, pela espanhola Sonia Marroyo numa queijaria familiar com menos mais de uma dúzia de funcionários.

Continua após a publicidade

Os 240 juízes de 30 países reuniram-se em 104 mesas ao longo da manhã para analisar, em grupos de três, cerca de 40 queijos apresentados às cegas. O júri, composto por tecnólogos de alimentos, vendedores, compradores, cozinheiros, jornalistas, produtores e outros atores importantes da indústria de queijos, avaliou parâmetros visuais (5 pontos), textura e corpo (5 pontos), aroma (5 pontos) e sabor (20 pontos) para avaliar cada queijo por unanimidade. Entre todos em cada mesa, escolheram um super ouro. Somente quem conquistou medalha chegou às semifinais.