Tecnologia Tecnologia
Sistema amplia detecção de parasitos intestinais em 40 vezes
O DAPI automatiza a análise de amostras para diagnóstico de parasitos intestinais
25/09/2024 10h51
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino

A Bio Brasil, empresa integrante do Grupo Bringel, em colaboração com a UNICAMP, desenvolveu o Diagnóstico Automatizado de Parasitos Intestinais (DAPI), um sistema que utiliza técnicas de Inteligência Artificial (IA) para realizar a análise parasitológica.

O DAPI se baseia em um sistema de análise automatizada de imagens microscópicas. Tradicionalmente, o exame parasitológico de fezes envolve a inspeção visual de lâminas de microscopia óptica, onde um técnico treinado utiliza lentes com ampliação de 10 vezes para examinar aproximadamente 50 campos visuais em um período de dois a três minutos. O DAPI realiza a leitura e análise de cerca de 1.900 campos em apenas três minutos e meio, cobrindo toda a área de leitura de uma lamínula de 22mm x 22mm.

O sistema utiliza redes neurais profundas para identificar e classificar espécies de parasitos com uma taxa de eficiência superior a 90%, conforme demonstrado em estudos laboratoriais conduzidos pelo Laboratory of Image Data Science (LIDS) do Instituto de Computação (IC) da UNICAMP.

Continua após a publicidade

De acordo com Rodrigo Jarró, Diretor de Produtos da Bio Brasil, o sistema não elimina o papel do profissional de saúde, que continua responsável pela interpretação final dos resultados. “A IA complementa a análise humana, fornecendo uma segunda opinião visual rápida e detalhada, enquanto o especialista usa seu conhecimento para validar ou ajustar o diagnóstico”, afirma.