Tecnologia Decisão de Moraes
X (antigo Twitter) ainda pode ser acessado em provedores locais
Sistema já foi bloqueado nas grandes operadoras, mas ainda é acessado em redes wifi na maioria das cidades.
31/08/2024 13h51
Por: Marcelo Dargelio
Até as 14h30min o site do X estava funcionando com acesso por provedores locais - Foto: Reprodução

Apesar da determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de bloquear o acesso da população brasileira ao X (antigo Twitter), milhares de pessoas ainda terão acesso ao aplicativo, pelo menos nos próximos dias. Isso porque, provedores locais de internet aidna não foram notificados do bloqueio pela Anatel. Nas grandes redes, como Claro, Vivo e TIM o serviço já está bloqueado. 

Em Bento Gonçalves, por exemplo, quem utiliza um dos provedores de internet local em suas casas consegue acessar a plataforma do X sem problemas. Porém, o acesso só acontece digitando diretamente o site em um navegador de internet. De acordo com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, confirmou que o órgão deveria cumprir a decisão em 24 horas e que já havia começado a notificar os provedores de internet. Ele revela que as grandes plataformas já bloquearam o sistema, porém, nos provedores das cidades a demora será um pouco maior. Baigorri destacou que são mais de 20 mil empresas em todo o país para serem notificadas.

A Conexis Brasil Digital, que reúne as principais operadoras do País, confirmou o recebimento da notificação e garantiu que faria o cumprimento da medida, mas não deu prazo para tal. As empresas associadas são: Claro, TIM, Vivo, Oi, Algar Telecom e Sercomtel. Em todas elas, o acesso pelo site do X não é mais possível. O mesmo acontece no sistema de aplicativos Android, IOS e Windows, que também bloqueou o acesso à plataforma.