Saúde Saúde
Prazo para cadastrar projetos de recuperação da rede básica de saúde com recursos federais termina nesta terça (25)
Gestores de municípios e entidades filantrópicas têm até esta terça-feira (25/6) para cadastrar projetos voltados à reconstrução da estrutura de sa...
25/06/2024 11h50
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS

Gestores de municípios e entidades filantrópicas têm até esta terça-feira (25/6) para cadastrar projetos voltados à reconstrução da estrutura de saúde do Estado com recursos federais. As inscrições devem ser feitas no sistema InvestSUS do Ministério da Saúde. Até sexta (28/6), propostas de obras de recuperação da rede de saúde básica também poderão ser apresentadas ao programa federal PAC Saúde.

Prioritariamente, os recursos são para aquisição de equipamentos e construção ou reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos municípios afetados pela enchente de maio. Segundo o ministério, serão priorizadas, no processo de reconstrução, as áreas em estado de calamidade e emergência.

O edital também está aberto para gestores de outros estados que queiram atuar em projetos de recuperação no Rio Grande do Sul.

PAC da Saúde

Continua após a publicidade

Propostas de obras de recuperação da rede de saúde básica também poderão ser apresentadas ao PAC Saúde, programa de investimentos do governo federal, com inscrições abertas até sexta-feira (28/6). O prazo foi prorrogado pelo Ministério da Saúde, dando mais tempo para gestores do Estado e dos municípios protocolarem propostas pela plataforma InvestSUS .

Com um investimento de R$ 30,5 bilhões em 2024, o novo PAC Saúde tem foco na atenção primária e especializada, prevendo o aumento do número de UBSs, maternidades, policlínicas e Centros de Atenção Psicossocial. Também destinará recursos para universalizar serviços essenciais na rede pública (como o Samu), além de retomar investimento em políticas públicas – especialmente em obras de infraestrutura econômica, social e urbana.

No InvestSUS, as etapas envolvem cadastramento, envio, análise e aprovação de cada proposta. O prazo anterior para a apresentação dos projetos era no último dia 20. Segundo o ministério, o adiamento visa dar mais tempo aos estados e municípios para a elaboração e apresentação.

Continua após a publicidade

Texto: Ascom SES
Edição: Felipe Borges/Secom